Adeus

Empresário João Claudino morre e deixa grande legado

Co-fundador do Grupo Claudino, ele lutava contra um câncer na próstata e estava internado no Hospital de Terapia Intensiva (HTI), em Teresina (PI)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Ao longo de quase 50 anos, ele, e o irmão fundaram 13 empresas
Ao longo de quase 50 anos, ele, e o irmão fundaram 13 empresas (João Claudino)

São Luís - Um dos maiores empresários do país, João Claudino morreu na sexta-feira, 24, aos 89 anos. Co-fundador do Grupo Claudino, ele lutava contra um câncer na próstata e estava internado no Hospital de Terapia Intensiva (HTI), em Teresina (PI). Seu estado de saúde era considerado bastante grave. O câncer já estava em estado bastante avançado. Ele havia passado por uma cirurgia no coração recentemente.

João Claudino estava à frente do Grupo Claudino, um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil, incluindo loja de departamento, gráfica, shopping center, fábrica, transportadora. Ao longo de mais de 50 anos, ele, com o irmão Valdecy Claudino, fundou 13 empresas, empregando mais de 15 mil funcionários,

Empreendedor nato, João Claudino mudou a forma de fazer comércio no Piauí e Maranhão. Com perfil arrojado, “Seu João”, como era conhecido, diversificou suas atividades empresariais, de acordo com as necessidades do mercado, construindo um dos grupos empresariais mais importantes do país, atuando além do comércio, com indústrias e serviços.

O Grupo Claudino se tornou um conglomerado empresarial com indústrias, agência de publicidade, construtora, gráfica, frigorífico e shopping centers, entre outros negócios e envolve: Armazém Paraíba, Socimol, Guadalajara, Gráfica e Editora Halley, Construtora Sucesso, Frigotil, Colon, Teresina Shopping, Gestão Peles e Couros, Sucesso Publicidade, Houston e Auda.
Empresário

A história do grupo no Piauí começou em 1968, quando os irmãos João e Valdeci Claudino, natural de Cajazeiras (PB), transferiram de Bacabal (MA) para Teresina a matriz do Armazém Paraíba. A loja mudou conceitos no comércio local, realizando promoções, oferecendo facilidades e trazendo para a cidade as novidades dos grandes centros. O sucesso provocou uma demanda crescente por mais produtos e a abertura de novas lojas em outras cidades.

Carro-chefe do Grupo Claudino, o Armazém Paraíba é a quarta maior loja de departamentos do Brasil, no ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2019”, organizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.