Estratégia

Cinema maranhense em tempos de pandemia

Dono de uma produtora de cinema, distribuidora de filmes, salas de exibição, o cineasta Frederico Machado se reinventa para não parar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Cena do filme "Órbitas da água" que seria lançado em junho
Cena do filme "Órbitas da água" que seria lançado em junho (as órbitas)

O cineasta Frederico Machado tem elaborado algumas estratégias para continuar mantendo seus projetos durante a pandemia de Covid-19. Venda ingressos antecipados para sessões no Cine Lume, exibições online de uma lista de filmes maranhenses e fortalecimento das ações na internet são algumas das iniciativas do cineasta para tentar passar pela crise sanitária que afeta o mundo e que tem grande impacto nas artes de um modo geral.

“A arte e a cultura são o setor mais prejudicado neste momento, por isto mesmo elaboramos algumas estratégias para tentarmos manter as coisas em funcionamento. Por conta da pandemia, não sabemos quando poderemos voltar e estamos bastante preocupados”, atesta Frederico Machado.

Proprietário do Cine Lume, que privilegia o cinema brasileiro e filmes de arte e fora do circuito comercial, mantém uma sala em São Luís, duas em Balsas e duas em Goiânia, totalizando quase mil lugares e um quadro de funcionários de cerca de 20 pessoas. “Para manter as salas e os funcionários precisamos de recursos. Para não fecharmos abrimos um sistema de financiamento coletivo que abrimos na internet que é um pouco diferenciado pois vai funcionar como uma espécie de associação de quem se inscreve e colabora com valores”, explica cineasta.

A primeira meta do cinema havia sido alcançada semana passada e um total de R$ 7.060,00 havia sido arrecadado. A meta é atingir, na próxima meta, R$ 10.000,00 e assim por diante. O financiamento fica aberto até o dia 31 de maio no endereço https://benfeitoria.com/cinelume. “É uma coisa que está sendo muito bem aceita, principalmente fora de São Luís. Isto é incrível. Acho que lá fora as pessoas têm mais costume de apoiar este tipo de ação”, relata ele.

Quem aderir ao financiamento terá como benefícios pode ganhar recompensas imediatas, além de ingressos, brindes e convites para eventos especiais marcados para quando o cinema voltar a funcionar. Na lista estão passes livres em todos os cinemas da rede Lume Filmes por até seis meses, livros, DVDs, filmes online para o período de quarentena e até poltronas padronizadas.

Produções
Frederico Machado conta que também precisou parar as produções cinematográficas com as quais estava envolvido. “Gravamos a série ‘Punga’, que estava em fase de montagem mas tivemos que parar nesse momento. Íamos lançar o ‘Órbitas da Água’ em junho, mas tivemos de adiar também e estava em fase de pré-produção da série ‘O Baldio som de Deus’, da Lume para o canal Box Brasil, mas deveremos adiar”.
Com forma de se manter próximos do público, o cineasta conta que tem fortalecido a comunicação nas redes sociais e no site da Lume Filmes (lumefilmes.art.br). No Youtube, canal aberto, está disponibilizado filmes maranhenses. Sempre às terças, quintas e sábados, às 29h será exibida uma produção, com chat aberto com os realizadores.

Calendário de exibição

Dia 25 - Natureza Fala - Ramusyo Brasil
Dia 28 - Angústia - Frederico Machado
Dia 30 - Pelo Ouvido - Joaquim Haickel
Dia 02/05 - Manoel Bernardino - Rose Panet
Dia 04/05 - De Dentro pra Fora - Manuela Farias
Dia 06/05 - No Fiel da Balança - Francisco Colombo
Dia 09/05 - O Signo das Tetas - Frederico Machado
Dia 11/05 - Reverso - Francisco Colombo
Dia 13/05 - Jardins Suspensos - Euclides moreira Neto
Dia 16/05 - Litania da velha - Frederico Machado
Dia 18/05 - Bandeiras Verdes - Murilo Santos
Dia 20/05 - Quem matou Elias Zi? - Murilo Santos
Dia 23/05 - Infernos - Frederico Machado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.