Desarticulação

Integrantes de bando especializado em roubo de carga são presos em SL

Segundo a polícia, os 14 criminosos já assaltaram mais de 30 veículos de carga na Região Metropolitana de São Luís no período de menos de um ano

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Os criminosos presos pela polícia nesta operação foram levados para a sede da Superintendência de Investigações Criminais (Seic)
Os criminosos presos pela polícia nesta operação foram levados para a sede da Superintendência de Investigações Criminais (Seic) (SEIC)

SÃO LUÍS - Quatorze integrantes de um bando especializado de roubo de carga na Região Metropolitana de São Luís foram retirados de circulação durante cerco realizado pela equipe do Departamento de Combate a Roubo a Carga (DCRC), órgão da Superintendência de Investigações Criminais (Seic). A polícia informou que em menos de um ano essa quadrilha é acusada de ter cometido mais de 30 assaltos, o que resulta em um prejuízo acima de R$ 1 milhão.

Uma das últimas prisões ocorreu no começo da noite de segunda-feira, 13, na Grande Ilha. O delegado Jorge Pacheco, da DCRC, declarou que a prisão foi em cumprimento de ordem judicial e o detido foi levado para a sede da Seic, no Bairro de Fátima, onde prestou esclarecimentos sobre o caso e, na manhã desta terça-feira, foi encaminhado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas e está à disposição do Poder Judiciário.

No dia 6 deste mês ocorreu um cerco da Seic, no bairro do Cohatrac, que contou com o apoio do helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA), e resultou na prisão de um dos “cabeças” dessa organização criminosa e duas mulheres, de nomes não revelados. Em poder deles, a polícia apreendeu vários produtos provenientes de roubo.

Ação criminosa

O delegado informou que há seis meses esse bando vem sendo monitorado pela equipe da Seic. No decorrer da investigação ficou constatado que esses quadrilheiros já atacaram mais 30 caminhões de carga. O principal alvo deles é veículos de produtos de cosméticos e eletrônicos. O prejuízo é em torno de R$ 1 milhão.

Ainda de acordo com o delegado, uma parte do bando ficava nas proximidades do Retorno do Tirirical para monitorar os caminhões de carga e informar aos outros quadrilheiros. A maioria dos assaltos ocorriam na zona rural da capital e de forma violenta. As vítimas ficavam sob a mira de armas de fogo e amarradas. “Com mais esta prisão acreditamos que essa associação criminosa está muito próxima de ser totalmente desbaratada”, contou o delegado.

Mais ocorrências

Uma ação da Polícia Rodoviária Federal recuperou nesta terça-feira um cavalo trator de caminhão, dois semirreboques e uma carga de 25 mil litros de leite na região de Caxias. O material apreendido foi levado para a delegacia dessa cidade.

As ocorrências de roubos ou furtos de veículos no Brasil já podem ser avisadas para a polícia por meio do app Sinesp Cidadão, que é do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e, segundo a polícia, a iniciativa é para agilizar a recuperação dos veículos.

Também nesta terça, em Caxias, foi realizada a operação Varredura da Polícia Militar, que resultou na apreensão de maconha e prisão de acusados de tráfico de droga.

Em Açailândia, a polícia prendeu dois acusados de roubo circunstanciado, na Vila Ildemar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.