Pandemia

Casos confirmados de coronavírus no São Domingos chegam a 18

Houve um aumento de 200% em dois dias, pois, na quinta-feira, 1º, havia apenas 6 pacientes diagnosticados com a doença no HSD

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

SÃO LUÍS - Cada vez mais, outros resultados positivos para o coronavírus ocorrem no Maranhão, onde mais de 80 pessoas estão diagnosticadas com a doença, que já causou até interrupção de conflitos em países marcados pela guerra, como Camarões e Líbia. São Luís é a cidade com mais casos confirmados no estado, segundo boletins da Secretaria de Estado da Saúde (SES). No Hospital São Domingos (HSD), na capital maranhense, a quantidade de infectados aumentou em 200% de quinta-feira, 1º, para sexta-feira, 3.

De acordo com boletim diário divulgado pelo São Domingos, já são 18 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 10 pacientes estão internados. Os demais estão em isolamento domiciliar, que ocorre quando alguém precisa ficar em casa quando apresenta sintomas característicos da Covid-19, que são febre, tosse seca e falta de ar. Além das pessoas contaminadas, outros 30 casos foram descartados, após exames laboratoriais específicos para detectar a presença do vírus no organismo humano.

O boletim do HSD mostra que 10 pacientes com suspeita de coronavírus estão internadas no hospital. Outros 3 na mesma situação tiveram alta e aguardam o resultado dos exames. No dia 1º de março, havia 6 casos confirmados no Hospital São Domingos, sendo dois internados e 4 em isolamento domiciliar. Já na quinta-feira, 2, a empresa divulgou que 13 pessoas estavam contaminadas pela Covid-19.

Procedimentos do hospital

Para garantir assistência a todos, o Hospital São Domingos mantém sua Emergência funcionando 24 horas e atende todas as pessoas que se direcionam ao pronto-atendimento. “Porém, recomendamos que apenas os pacientes muito sintomáticos, com dificuldade respiratória, e falta de ar, procurem a Emergência, pois como o estado de transmissão comunitária já foi declarado no Brasil, é fundamental o isolamento domiciliar para a não disseminação do vírus, reduzindo-se assim, o impacto da epidemia. Outra importância de as pessoas procurarem atendimento no pronto-socorro somente com sintomas graves de gripe é não sobrecarregar o sistema e garantir assistência a quem realmente precisa mais”, afirmou a médica Glaucia Palácio, diretora de Governança Clínica.

E para maior segurança aos pacientes, o Hospital São Domingos alterou o fluxo de atendimento na Emergência, evitando, assim, o contato dos pacientes com sintomas de gripe com os demais. “Também ajustamos protocolos de atendimento e, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, estabelecemos que os testes diagnósticos da Covid-19 sejam realizados apenas nos casos mais sintomáticos e com indicação de internação. Já os pacientes com sintomas leves ou assintomáticos são orientados ao isolamento domiciliar, assim como os seus familiares, como preconiza o Ministério da Saúde”, complementou a diretora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.