Preocupação

Covid-19: após 1ª morte no MA, deputados estão preocupados

Deputados federais Juscelino Filho (DEM), Eduardo Braide (Podemos) e Edilázio Júnior (PSD), lamentaram a morte e chamaram a atenção para os cuidados preventivos contra o vírus

Ronaldo Rocha/Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Juscelino Filho foi um dos deputados que manifestou preocupação após confirmação da primeira morte por Covid-19 no MA
Juscelino Filho foi um dos deputados que manifestou preocupação após confirmação da primeira morte por Covid-19 no MA (Juscelino Filho)

Deputados federais que integram a bancada maranhense no Congresso Nacional lamentaram a morte de um homem de 49 anos no último fim de semana em São Luís, em decorrência do Covid-19, o novo coronavírus, e chamaram a atenção para a manutenção dos cuidados preventivos contra o vírus.

Juscelino Filho (DEM), coordenador da bancada; Eduardo Braide (Pros) e Edilázio Júnior (PSD), se posicionaram por meio de nota em seus perfis, em rede social, sobre o óbito.

O primeiro se solidarizou aos familiares da vítima e disse ser essencial que se mantenham as medidas preventivas em todo o país.

“Confirmada a primeira morte por coronavírus no Maranhão. Paciente de 49 anos, com histórico de hipertensão, que estava internado em São Luís. Manter as medidas preventivas é essencial. Meus sentimentos aos amigos e familiares da vítima”, disse.
Eduardo Braide lamentou o caso e disse acreditar que com a participação de todos contra o vírus, a sociedade conseguirá vencer a batalha.

“Lamento a confirmação do primeiro óbito por coronavírus no Maranhão. Paciente de São Luís estava internado em unidade hospitalar. Vivemos dias difíceis, mas tenho certeza que com a participação de todos vamos superar mais rápido essa situação”, pontuou.

Já Edilázio Júnior deu ênfase às orientações do Ministério da Saúde de isolamento social e cuidados preventivos no combate a pandemia.
“Infelizmente tivemos a primeira morte com confirmação para o coronavírus em São Luís do Maranhão. Precisamos obedecer as orientações do Ministério da Saúde e continuarmos em quarentena em nossas casas para minimizarmos a evolução do vírus”, enfatizou.

Morte

A primeira morte confirmada por coronavírus no Maranhão ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Operária, na capital. A vítima era um homem de 49 anos de idade, com histórico de hipertensão arterial e que estava em isolamento domiciliar.
Ele deu entrada na UPA no domingo com graves sinais de insuficiência respiratória e com quadro clínico crítico. Seria transferido para o Hospital Carlos Macieira, mas não deu tempo.

Manifestação

Manifestação dos estaduais

Deputados estaduais também se posicionaram sobre a confirmação de primeira morte por causa do Covid-19 no Maranhão. O deputado Adriano Sarney (PV) se solidarizou aos familiares e amigos da vítima. “Lamento e me solidarizo com os familiares da primeira vítima do Covid-19 no Maranhão. O óbito foi confirmado agora pela manhã [domingo] pela SES”, escreveu Adriano.

Aluísio Mendes dá positivo para o novo coronavírus

O deputado federal Aluísio Mendes testou positivo para o Covid-19 o novo coronavírus. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do gabinete do parlamentar, que integra a Bancada Maranhense no Congresso Nacional.

“O deputado está em observação médica e seu estado de saúde é considerado fora de risco. Ainda aguardamos a contraprova, outro exame que atesta o percentual do contágio e indica de maneira mais assertiva o real quadro clínico”, destaca trecho do comunicado.

Aluísio Mendes divulgou a nota pública em seu perfil em rede social. Ele está em isolamento domiciliar, como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS) e as autoridades de Saúde do país.
Não há informações prévias sobre como provavelmente se deu o contágio no parlamentar. Pelo protocolo em exercício no Brasil, os familiares mais próximos ou pessoas que tiveram contato recentemente com o deputado, também devem passar pelos testes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.