Socorro

Mais de 15 mil chamados ao Samu foram feitos neste mês na Ilha

Maioria do atendimento está relacionado a doenças gripais; já foram 15.822 solicitações pelos serviços dos socorristas, um aumento de 2.420 solicitações em relação a fevereiro, que registrou 13.402 atendimentos

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Profissionais do Samu estão preparados para atender casos suspeitos de coronavírus na Grande Ilha
Profissionais do Samu estão preparados para atender casos suspeitos de coronavírus na Grande Ilha (Samu)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 15.822 solicitações, na Grande Ilha, desde o começo deste mês, até o último dia 25. Até o momento, o aumento registrado foi de 2.420 chamados, em relação ao mês de fevereiro, que teve 13.402 solicitações. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o aumento da busca pelo serviço do Samu está relacionado ao atendimento de suspeitas de doenças gripais, mas, até agora não há registro de trotes em relação ao vírus do Codiv-19, coronavírus, ou a Influenza H1N1, conhecida também como gripe suína.

A Semus informou que desde o dia 1º de fevereiro, até o dia 25 de março, houve o registro de 39.224 ligações para o Samu pelo canal de atendimento 192. Somente neste mês, já ocorreram 15.822 chamadas e a maior parte das ocorrências está relacionado à suspeita de casos gripais na Região Metropolitana de São Luís.

Os socorristas do Samu foram treinados e preparados para fazer o atendimento de pessoas suspeitas de coronavírus, sem risco de serem contaminados. No momento, esses profissionais estão trabalhando usando o Equipamento de Proteção Individual (EPI), como máscaras, luvas e dentre outros aparelhos de segurança.

A população somente deve acionar o serviço de emergência para casos urgentes em que o paciente não possa se deslocar até o hospital mais próximo de onde reside. Em relação aos casos suspeitos de coronavírus, quando a pessoa esteja sentindo apenas sintomas leves e moderados, deve ser tratada em casa e avaliada, de preferência, em postos e unidades básicas de saúde.

Equipe
O Samu conta com profissionais, que atuam em 10 unidades de suporte básico, duas de suporte avançado, duas motolâncias e ainda há seis reguladores médicos e 10 TARMS, que são os profissionais que atendem as ocorrências pelo número 192. O serviço também conta com quatro operadores de plantão de 24 horas.

O atendimento de urgência e emergência é feito em residência, locais de trabalho ou em vias públicas. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. Eles estão aptos a atenderem urgências de natureza traumáticas, clínicas, pediátricas, cirúrgicas, gineco-obstétrica e de saúde mental.

Serviço
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

A Rede Nacional Samu 192 possui hoje 102 serviços de atendimento móvel às urgências, atendendo, com isso, mais 789 cidades brasileiras, num total de 85.993 milhões de pessoas. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador.

Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.

Saiba mais

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão também faz atendimento a populares pelo canal de atendimento 193. A assessoria de comunicação do governo informou, por meio de nota, que até o momento não há registro de trotes relacionados à pandemia do Coronavírus (Covid-19) ou H1N1 pelo atendimento 193, mas houve um aumento das solicitações durante o período chuvoso, que está ocorrendo na Grande Ilha.

Números

15.822 solicitações foram feitas para o Samu deste o primeiro dia deste mês até o último dia 25 na Ilha
13.402 atendimentos foram feitos pelos socorristas do Samu no decorrer do mês passado
192 é o canal de atendimento do Samu é pelo número
193 é o canal de atendimento do Corpo de Bombeiros Militar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.