Enchente

Mais de quinhentas pessoas estão desabrigadas em Imperatriz

A forte chuva, ocorrida no domingo, 15, alagou vários bairros da cidade e centenas de famílias tiveram que abandonar a sua residência

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Via de Imperatriz danificada pela cheia passa por recuperação
Via de Imperatriz danificada pela cheia passa por recuperação (Imperatriz / enchente)

Mais de quinhentas pessoas estão desabrigadas devido a enchente ocorrida na cidade de Imperatriz. De acordo com a Defesa Civil, o problema ficou mais agravante após a forte chuva do último domingo e acabou alagando o bairro da Caema, Porto da Balsas, Vila Leandra, Parque Alvorada, Vila Ipiranga, Amazonas e Mutirão.

Joseano Galvão, que é superintendente da Defesa Civil de Imperatriz, declarou que tem chovido bastante na Região Tocatina durante esses últimos dias. Somente, domingo, 15, choveu mais de 235 mm e o rio Tocantins e os riachos, que cortam vários bairros, transbordaram e desalojou centenas de famílias, principalmente, os ribeirinhos. “A quantidade de chuva, que já caiu na cidade, era a previsão para ocorrer ao longo de três meses”, disse o superintendente.

Ele ainda informou que os desabrigados foram levados para abrigos na cidade e estão sendo assistindo, inclusive, com alimentação. As ações assistenciais estão sendo desenvolvidas pela Defesa Civil como também pelas secretarias municipais, Bombeiros Militar e o Governo do Maranhão. “As águas do rio e dos riachos estão abaixando, mas, ainda não é seguro o retorno das famílias a suas casas”, frisou.

O governo, por meio de nota, informou que o trabalho emergencial de recuperação e desobstrução das ruas de Imperatriz já começou e está sendo executado pela equipe da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). Ainda na manhã de ontem, os trabalhos estavam sendo executados nos bairros Nova Imperatriz, Bacuri, no Parque Alvorada e no Jardim São Francisco como também nas ruas mais danificadas de Imperatriz. “Estamos agindo rápido para diminuir os transtornos causados pelas chuvas nessa cidade”, declarou o secretário da Sinfra, Clayton Noleto.

O assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar, major Lisboa, afirmou que a chuva de domingo, 15, contribui bastante para causar os estragos na cidade, mas, ainda não decretou situação de emergência.

Doação

As doações de cestas de alimentos, fraldas geriátricas e infantis (de todos os tamanhos), material de limpeza e material de higiene pessoal estão sendo recolhidos para os desabrigados. O material pode ser entregue na Defesa Civil de Imperatriz ou entrar em contato pelo número 99-99152-0832.

Saiba Mais

Solidariedade


Para amenizar o drama das dezenas de famílias desalojadas pela cheia em Imperatriz, o Grupo Potiguar, sensibilizado com o agravamento da situação, resolveu lançar uma campanha de doação às vítimas, colocando a loja Potiguar de Imperatriz, no bairro Côco Grande, como ponto de arrecadação. Contato para informações: (99)  3221-7000.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.