Em São Luís

Igrejas poderão suspender ou alterar calendário de missas em SL

Na Catedral Metropolitana de São Luís, Igreja da Sé, o padre Roney Rocha Carvalho pede que crianças e idosos não participem das celebrações, que continuarão a ocorrer aos domingos

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Catedral permanecerá aberta, em seus horários normais, para que as pessoas façam suas orações e visitas
Catedral permanecerá aberta, em seus horários normais, para que as pessoas façam suas orações e visitas (Igreja da Sé)

O arcebispo de São Luís, dom José Belisário, emitiu nota a todas as paróquias da capital maranhense informando que a suspensão ou alteração do calendário de missas fica facultado neste período de atenção à saúde em decorrência das medidas contra a pandemia do coronavírus. No caso da Catedral Metropolitana de São Luís, a igreja emitiu comunicado informando que estão suspensas as celebrações eucarísticas semanais e as atividades como a Via Sacra e a Adoração. Além disso, a igreja informou que só será realizada a celebração eucarística das terças-feiras, tal seja, a missa votiva de Santo Antônio, em razão do compromisso com a distribuição de pães.

O comunicado da Igreja da Sé diz ainda que continuarão acontecendo as celebrações eucarísticas aos domingos, às 10h, com transmissão pelas redes sociais da catedral, e também às 17h30, sendo que o párodo, padre Roney Rocha Carvalho, fez um apelo a pessoas idosas e crianças para que não participem das celebrações presenciais. No dia 21, de maneira especial, haverá, na Igreja da Sé, celebração eucarística transmitida, às 17h, pela Rádio Educadora. Porém, não haverá o Jantar da Vitória, que ficará temporariamente suspenso. A catedral, no entanto, permanecerá aberta em seus horários normais, para que as pessoas façam suas orações e visitas.

A Arquidiocese de São Luís reiterou os cuidados referentes ao convívio eclesial, entre eles, evitar o aperto de mãos e abraços em acolhidas, omitir o abraço da paz na celebração e não dar as mãos na oração do Pai Nosso. Além disso, sugeriu que a Eucaristia seja distribuída apenas sob uma espécie e recebida, exclusivamente, na mão, e que em salas e igrejas climatizadas o ar condicionado seja regulado para temperatura mais próxima à temperatura ambiente. Além disso, onde não haja climatização, que o espaço (salas e igreja) seja mantido o mais aberto e ventilado possível.

Pediu, ainda, que sejam evitadas aglomerações e celebrações que reúnam grande número de fiéis em locais fechados. E que para quaisquer atividades em grupo, sejam escolhidos locais abertos. “Para viver a mística da fé neste tempo da Quaresma, período propício para a oração, recomendamos também optar pela oração pessoal e em família”, complementou dom José Belisário, informando que a Rádio Educadora 560 AM, também disponível em aplicativo no Playstore e no endereço da internet (educadora560.com.br), alimenta a fé de muitos por meio da transmissão de missas em horários fixos na grade de programação.

A Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de São Luís, por sua vez, informou que serão mantidas a missa de cura e libertação, às quintas-feiras, o curso de formação para pregadores, às terças-feiras, e os grupos de oração realizados na sede. O atendimento na secretaria ocorre das 14h às 20h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.