Prevenção

Universidade Ceuma anuncia medidas contra o coronavírus e a influenza

Medidas valem para alunos, colaboradores e prestadores de serviços de todos os campi

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Universidade Ceuma adotou plano de prevenção ao Covid-19 e ao vírus H1N1
Universidade Ceuma adotou plano de prevenção ao Covid-19 e ao vírus H1N1 (ceuma coronavírus)

Universidade Ceuma divulgou nota técnica em que anuncia medidas de prevenção ao coronavírus. As providências adotadas pela instituição são condizentes com o cenário atual no Brasil e a preocupação mundial em relação ao Covid-19 e ao vírus da gripe (influenza), entre os quais o H1N1. A instituição de ensino superior decidiu manter as atividades acadêmicas e administrativas em seus diversos campi e, em caso de alterações epidemiológicas no Maranhão, emitirá nova nota técnica.

Um dos procedimentos previstos pela Universidade Ceuma em meio ao avanço do coronavírus é a suspensão das atividades de alunos, colaboradores e prestadores de serviços casos estes apresentem algum sintoma gripal, como tosse, dificuldade respiratória, dor de garganta, dor de cabeça e febre, que pode não se manifestar em alguns casos.

Em relação aos que pertencem a grupos de risco, a exemplo de portadores de doenças autoimunes, psoríase, lúpus, doenças inflamatórias intestinais; de doenças crônicas, como diabetes, cardiopatias, asma, hipertensão, etc., e imunocomprometidos (portadores de HIV, transplantados, indivíduos em tratamento por quimioterápicos, por corticoterapia, etc.).

Assistência

Os alunos que precisarem permanecer em casa por qualquer um dos motivos citados, contarão com assistência da universidade para que não haja comprometimento pedagógico, terão suas faltas abonadas e terão direito a monitoramento quanto ao conteúdo acadêmico por meio da plataforma digital.

A Universidade Ceuma alerta que é de extrema importância que as coordenações de cada curso sejam comunicadas imediatamente por pais e/ou alunos em caso de algum estudante apresentar os sintomas descritos na nota técnica.

Quanto aos colaboradores, prestadores de serviços e corpo docente que precisarem ficar em casa, por apresentarem os sintomas citados deverão avisar seus gestores imediatos para o devido abono de faltas (faltas sete dias sem atestado).

Na nota, a instituição ressalta que o Governo do Estado a Policlínica PAM Diamante como Centro de Testagem para o Covid-19, com horário de funcionamento das 8h às 8h. A universidade informou ainda que, em caso de dúvidas, pode-se ligar para os números 3133-6406 ou 136.

Para preservar a integridade da comunidade universitária, dos profissionais de saúde e dos usuários, a Clínica da Universidade Ceuma “Ana Lúcia Chaves Fecury” passará a funcionar em regime de excepcionalidade. Estarão disponíveis apenas os serviços essenciais, como atendimentos prioritários, a fim de diminuir a aglomeração na recepção da unidade acadêmica de saúde. Marcações e consultas eletivas (ambulatoriais) deixaram de ser realizadas desde ontem.

Outra medida preventiva refere-se aos elevadores, que só serão utilizados nos casos de necessidades especiais. Já os eventos previstos para serem realizados na Universidade Ceuma estão suspensos até serem analisados pelo Comitê de Prevenção.

“A Universidade Ceuma reitera que segue todas as orientações e recomendações do Ministério da Saúde, disponíveis no link coronavirus.saude.gov.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.