Em obras

Reforma e ampliação do Mercado do Anil é iniciada

Segunda etapa do projeto teve ordem de serviço assinada e foi iniciada nesta sexta-feira, 13; obra trará mudanças no modelo original do mercado e lugar ganhará praça de alimentação

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Após assinatura da ordem de serviço para início da segunda etapa da reforma do Mercado do Anil, operário começaram a instalar tapumes
Após assinatura da ordem de serviço para início da segunda etapa da reforma do Mercado do Anil, operário começaram a instalar tapumes (Mercado do Anil)

Foi assinado nesta sexta-feira, 13, a ordem de serviço da segunda etapa da reforma do Mercado do Anil. Uma obra da Prefeitura de São Luís, através, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A Feirinha do Anil passou por uma revitalização de emergência em 2013, quando o teto do local caiu, por causa das fortes chuvas da época, nessa segunda etapa do projeto, o mercado vai receber além de uma reestruturação, uma ampliação para receber uma praça de alimentação, e locais para restaurantes e lanchonetes. O Estado esteve no Mercado no lançamento da atividade.

A previsão para conclusão da reforma é de 90 dias. As pessoas que trabalham na área não perderão seus locais de trabalho, inicialmente vão continuar no lugar, mas, se necessário serão remanejadas. “Como foi feito no São Francisco e Cohab, em que foram colocadas estruturas provisórias, com tendas e barracas, para que não haja descontinuidade”, afirmou Émerson Macêdo, secretário da Semapa. “É muito importante, porque ela proporciona a ocupação desse espaço com mais qualidade”, completou o secretário.

Em 2013, quando o Mercado do Anil teve seu teto destruído, a primeira etapa da reforma foi feita nos boxes. Mas até hoje uma outra parte da feira estava sendo inutilizada. Na ocasião, a parte de baixo do mercado foi feita e entregue, então, a parte de cima acabou não sendo aproveitada, pois, muitas pessoas não queriam sair da área.

Agora, depois que todos foram remanejados para outros lugares, a obra terá continuidade. “Para os feirantes, vai ser muito bom, porque eles vão vender para os restaurantes”, destacou o subgerente do mercado, Elton Botelho.

O local estava fora das normas da Vigilância Sanitária. Com essa segunda e última etapa da obra a feirinha vai ser contemplada com uma Praça de Alimentação que vai integrar os boxes. “Os feirantes que trabalham com venda de comida vão ter espaço para atender seus clientes”, contou Antônio Araújo, titular da Semosp.

Expectativas
Quem trabalha no local está animado para as mudanças, pois, além da reforma da feirinha, novas oportunidades de emprego serão geradas, por meio da praça de alimentação. Todos serão beneficiados, os trabalhadores e a população do bairro, já que o local será também uma opção de lazer. O fruteiro Eranilde Cunha, trabalha no Mercado do Anil há aproximadamente quarenta anos e está na expectativa com a obra. “A expectativa é que melhore, porque a população do anil é dividida. As pessoas saem para comprar longe, espero que agora voltem a comprar aqui no mercado”, comentou.
Quando o feirante foi questionado sobre a ampliação, se disse animado. “Ttudo que tiver de benefício e que trouxer pessoas para comprar, é muito bom, porque, como está agora é difícil, uma situação de abandono”, reforçou.

O açougueiro Eliezer Vieira, trabalha há menos tempo que o experiente Eranilde, mas também está animado com as alterações no seu local de trabalho. Ele disse que depois da primeira etapa no ano de 2013, a espera foi longa, porém, espera que agora as melhorias venham. “Vai ser fundamental para mim, e para o cliente que vai ter um espaço melhor e com mais limpeza, todo mundo só tem a ganhar”, disse o açougueiro.

Os clientes também estão com grandes expectativas. A professora Walkíria Noleto, que estava fazendo suas compras rotineiras, ficou surpresa com o anúncio da obra. “É muito bom, porque ali em cima está muito feio”, frisou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.