Disputa

Maranhão e outros do Nordeste acionam governo estadual por cortes no Bolsa Família

Número de benefícios na região caiu consideravelmente nos últimos meses

O Estado do MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Estados do Nordeste exigem retomada de concessão de benefícios do Bolsa Família
Estados do Nordeste exigem retomada de concessão de benefícios do Bolsa Família (Bolsa família)

Maranhão, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte assinaram ação cível originária, com pedido de liminar, cobrando correção na concessão de benefícios do programa Bolsa Família. A ação contra o governo federal deverá ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na ação, os estados nordestinos solicitam os dados dos pedidos no Programa que tenham sido indeferidos ou arquivados. O documento pede ainda que seja retomada a análise de maneira a respeitar as normas do Programa com celeridade e isonomia entre as regiões do país.

Em todo o Brasil a redução de benefícios do Bolsa Família, de maio a dezembro de 2019, chega a 1.111.043 famílias. No Nordeste, onde estão cerca de 50% dos vinculados ao programa, 428.565 pessoas deixaram de receber o benefício, o que corresponde a uma redução de 6%. Em dezembro de 2019, eram 939.594 famílias em situação de pobreza extrema sem o benefício. Apesar desse número, apenas 3.035 benefícios foram concedidos em janeiro de 2020 para toda a Região. Ou seja, apenas 0,32% da demanda.

No Maranhão, quase 7,5% das famílias estão na fila de espera do Bolsa Família. No mesmo período, outras regiões do país passaram a receber mais. Dados do Ministério da Cidadania apontam que as regiões Sul e Sudeste responderam por 75% dos novos benefícios do Programa, enquanto que o Nordeste recebeu apenas 3% das novas concessões. Somente o estado de Santa Catarina recebeu o dobro do que foi repassado a toda a região Nordeste.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.