Guerra burra

Em plena crise, Congresso cria despesas de R$ 20 bilhões/ano para governo federal

Enquanto ministro Paulo Guedes pedia união, parlamentares retaliavam governo com nova despesa bilionária

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Alcolumbre e Maia não conseguiram impedir criação de nova despesa
Alcolumbre e Maia não conseguiram impedir criação de nova despesa (Maia e Alcolumbre)

Senadores e deputados derrubaram ontem um veto do presidente Jair Bolsonaro cujo impacto aos cofres públicos será de R$ 20 bilhões só neste ano. A decisão foi entendida como uma retaliação ao governo na tensão política criada em torno do Orçamento e aconteceu durante a maior crise econômica dos últimos anos.

Medida foi derrubada pelos senadores por 45 votos a 14 e, em seguida, pelos deputados por 302 votos a 136.

Enquanto os congressistas retaliavam o governo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, se reunia com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e com os presidentes das duas Casas do Congresso e parlamentares para discutir como viabilizar recursos par a enfrentar a pandemia.

Na reunião, Guedes defendeu o entendimento com o Congresso:

“Temos que trabalhar juntos. A luta política existe. Mas a saúde do povo brasileiro está acima da luta política. Chegou o momento que não dá pra brigar. Agora é um problema de saúde pública e de impacto econômico”. disse o ministro.

A decisão do Congresso amplia o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) — que representa um salário mínimo pago a pessoas com deficiência e idosos de baixa renda. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), lamentou o resultado e disse que trabalhou para a manutenção do veto.

“Acho que foi uma sinalização equivocada. É claro que todos querem melhorar o valor do BPC, do Bolsa Família, os investimentos sociais no Brasil. Agora, o Orçamento é um só — afirmou Maia, acrescentando: — Na hora em que você toma a decisão de criar despesa de um lado, tem que entender que pode, inclusive, estar correndo o risco de ter um espaço menor para conseguir mais recursos para o enfrentamento ao coronavírus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.