Saúde

Combate ao Aedes aegypti é realizado por agentes no bairro Novo Angelim

Atividades estão ocorrendo durante toda a semana e culminância será sábado (14), com diversas ações promovidas dentro do programa Todos por São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Prefeitura de São Luís realiza ações de combate ao Aedes aegypti no Novo Angelim
Prefeitura de São Luís realiza ações de combate ao Aedes aegypti no Novo Angelim (combate aedes)

Durante toda esta semana, a Prefeitura de São Luís realiza ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no bairro Novo Angelim. A culminância das ações será no sábado (14) quando acontece o Dia D de combate ao mosquito. A concentração será no pátio da Igreja Santa Clara a partir das 8h. A ação integra o cronograma do Todos por São Luís, coordenado pela primeira-dama Camila Holanda e por meio do qual a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior tem levado para os bairros diversos serviços.

Desde a segunda-feira (9) começou o trabalho de limpeza e desobstrução de valas e córregos no bairro. Na terça-feira (10) foi iniciada ação educativa nas escolas da comunidade. Durante as palestras estão sendo passadas orientações de como prevenir a formação de criadouros do mosquito.

A partir desta quarta-feira (11), os agentes de controle de endemias começam a fazer as visitas domiciliares com inspeção, tratamento dos domicílios e trabalho educativo para que os moradores saibam como evitar concentração de água parada e de objetos que podem servir para reprodução do transmissor.

Durante a ação, os agentes de endemias também vão percorrer ruas do bairro que são prioridade para verificação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. Em paralelo à orientação, os agentes - com apoio das equipes do Comitê Gestor de Limpeza Urbana - executarão o recolhimento de resíduos sólidos nos pontos de descarte irregular.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, a ação contribui para o evitar aumento do número de casos das doenças transmitidas pelo mosquito. "Esse trabalho, que segue orientação do prefeito Edivaldo, é de suma importância, pois é um elo entre os serviços públicos e a comunidade. No caso desta edição, o foco será a prevenção e controle do Aedes, em especial, com a intensificação do período chuvoso, além da assistência clínica e preventiva, outra marca da gestão em saúde promovida pelo prefeito Edivaldo", disse.

DIA D
A mobilização contra o Aedes também contará, durante toda a manhã do sábado (14), na Igreja Santa Clara, com a oferta de serviços como orientação nutricional, testes e ações contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de vacinação de pessoas e de cães e gatos. Serão disponibilizadas ainda aferições da pressão arterial e testes de glicemia e feitas abordagens educativas, distribuição de material informativo e laboratório da dengue, no qual as pessoas se informam sobre o mosquito e seus malefícios.

Também no sábado (14) será feito atendimento com serviços dos Centro de Referência da Assistência Social (Creas) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) a exemplo de atendimento social e psicossocial, Cadastro Único, orientações sociais, encaminhamentos, Programa Bolsa Família, informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Combate ao mosquito
Em fevereiro, a Prefeitura executou uma grande ação de combate ao mosquito no bairro Coroadinho. Ao longo da semana de ação foram vistoriadas quase quatro mil residências. Desde o segundo semestre do ano passado, a Prefeitura de São Luís planeja o trabalho de monitoramento e controle do vetor da dengue, zika e chikungunya. Em novembro do ano passado, representantes da pasta se reuniram com membros do Ministério da Saúde (MS) para traçar estratégias, dentre elas, a intensificação das visitas domiciliares pelos agentes.

No dia 21 de fevereiro, profissionais de saúde das redes pública e privada receberam orientações, com base em protocolo firmado pelo MS, para acolhimento de pacientes com suspeita de dengue na rede pública hospitalar. De acordo com o protocolo, o profissional deve avaliar as queixas clínicas e, se possível, identificar o histórico do paciente (se já contraiu a dengue, por exemplo). No ano passado, em dezembro, outro bairro que recebeu o Dia D foi o Monte Castelo e adjacências.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.