Criminalidade

Violência no interior : 17 pessoas são mortas em menos de 7 dias

Somente em Timon foram registrados sete assassinatos e em Brejo de Areia, um adolescente foi degolado; mais crimes em Imperatriz, Açailândia, Codó, Bacabal, Arari, Santa Inês e em Timbiras

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Jovem Francisco Lima Leiro, que foi assassinado em Brejo de Areia
Jovem Francisco Lima Leiro, que foi assassinado em Brejo de Areia (Violência)

SÃO LUÍS - Dezessete pessoas foram assassinadas em menos de uma semana no interior do estado. Somente na cidade de Timon, a polícia registrou sete homicídios em um intervalo de 72 horas. O crime mais recente ocorreu no povoado São Francisco, zona rural de Brejo de Areia. O adolescente Francisco Lima Leite Filho, de 14 anos, foi degolado no último dia 2 e ainda ontem o principal suspeito, identificado apenas como Edilson, não tinha sido preso. A Polícia Civil está investigando o caso.

Segundo os investigadores, a vítima e o acusado passaram o domingo, 1º, ingerindo bebida alcoólica e na madrugada do dia seguinte, O adolescente foi atacado quando dormia em uma rede na varada de uma fazenda. Ele foi degolado e há informações de que o acusado usou uma foice.

Populares que encontraram a vítima morta na rede, em seguida acionaram a polícia. O corpo foi levado para o hospital da cidade, enquanto o suspeito fugiu após a ação criminosa. A arma do crime ainda não foi encontrada pela polícia.

Série de mortes

Em Timon, uma série de assassinatos foi registrada. De acordo com a polícia, sete pessoas foram mortas a tiros ou por arma branca em um espaço de 72 horas. Dois dos três homicídios ocorridos na segunda-feira, 2, são de pessoas que tinham ligação com facções criminosas. Um deles à noite, no Conjunto Lourival Almeida e a vítima Wendson da Silva Reis, o Wendinho, de 24 anos, que estava na liberdade condicional. A polícia informou que a vítima foi alvejada em via pública e os acusados fugiram em um veículo.

O outro assassinato ocorreu no Parque Piauí e a vítima foi Carlos Roberto Ribeiro, o Rato, idade não revelada. Ele foi assassinado a tiros e os acusados até a tarde de ontem não tinham sido preso. A vítima era ex-presidiária e respondia pelos crimes de feminicídio e homicídio.

A terceira vítima desse dia foi um adolescente, nome não revelado. Ele foi baleado e morto por engano. Segundo o delegado Joelson Carvalho, o alvo dos criminosos seria o irmão da vítima.

No domingo, 1º, ocorreu uma morte na localidade Campo Grande. A vítima, que usava uma lanterna, foi baleada. "Ele estava com uma lanterna. Provavelmente teria sido confundido com uma tentativa de assalto", disse o delegado.

Ainda no domingo ocorreram mais duas execuções na cidade. Uma das vítimas foi Nélio Rodrigues da Silva Lindoso, de 21 anos. A polícia informou que dois criminosos teriam esperado pela vítima, escondidos em uma esquina, no bairro Mutirão. Lindoso levou vários tiros e morreu no local.

O outro assassinato teve como vítima Micaias Carlos Rodrigues do Nascimento, de 19 anos. O crime ocorreu no Parque Alvorada. O jovem foi morto quando caminhava. Os acusados fugiram em um veículo azul, de marca e placas não identificadas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Na noite de sexta-feira, 28, Antônio Luís Silva Assunção Filho, o Gol Bala, de 35 anos, foi morto a tiros na área central de Timon, nas proximidades da Câmara de Vereadores. A vítima estava em uma oficina mecânica quando foi abordada por homens encapuzados. De acordo com a polícia, ele respondia pelos crimes de homicídio, em 2012, e roubo, em Caxias.

Mais ocorrências

Na cidade de Imperatriz ocorreram dois assassinatos no Parque Anhanguera, em menos de 24 horas. Um deles na noite de sábado, 29, e a vítima foi Nahan Vinícius, de 18 anos. Ele foi morto a tiros e ainda sofreu agressão física. Os acusados fugiram em uma motocicleta.

A outra morte ocorreu no domingo, 1º, e teve como vítima Danilo Sousa Matias, de 19 anos, que segundo a polícia, estava em liberdade condicional, sendo monitorado por meio de tornozeleira eletrônica. Ele, que tinha passagens por roubo, morreu em confronto com a polícia.

Em Açailândia, na terça-feira, 3, foi assassinado um homem identificado como Cabeludo. A polícia informou que a vítima foi baleada e socorrida pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu antes ser submetida a tratamento cirúrgico no hospital dessa cidade.

Empresário

A polícia ainda ontem não tinha conseguido prender os acusados da morte do empresário Wesley Cardoso Silva Portela, de 34 anos, que era proprietário de um supermercado e restaurante, em Codó. O crime ocorreu nessa cidade, no último dia 27. A vítima foi morta a tiros.

Em Bacabal, duas pessoas foram mortas. Uma delas foi Francisco Felipe de Sousa, de 67 anos, no povoado Bambu. O crime ocorreu no domingo, 1º, e a vítima foi alvejada na cabeça e no tórax. No dia do crime, Francisco Felipe teria discutido com um homem em um bar.

No mesmo dia, a noite, foi morto a tiros Aldemir Sousa da Silva, o Francisco Pedreiro, de 42 anos, na Vila Frei Solano. Segundo a polícia, dois homens participaram desse crime e a vítima era suspeita de homicídio, ocorrido na região.

Ex-carcereiro

O ex-carcereiro Edjan de Jesus da Cruz Gama, de 27 anos, foi morto a tiros no último dia 29, no povoado Bamburral, em Arari. A polícia informou que ele estava vendendo milho cozido. Os acusados ainda chegaram a comprar o produto e em seguida tomaram o cordão e o celular da vítima.

Edjan de Jesus foi carcereiro na delegacia de Arari, mas acabou expulso após ser acusado de roubo e duplo homicídio, ocorrido no povoado Cedro, no dia 4 de janeiro deste ano.

Já em Santa Inês, foi assassinado Rodrigo Macedo da Mota, de 26 anos, na sexta-feira, 28, nas proximidades da rodoviária. Os acusados estavam encapuzados. Um dos tiros atingiu a cabeça da vítima. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, mas até a tarde de ontem não havia registro de identificação dos criminosos.

A polícia, ainda ontem, não tinha efetuado a prisão de Paulo Sérgio Sousa Lima, de 40 anos, acusado de ter matado a própria companheira, Josélia da Silva Gomes Araújo, de 22 anos, e baleado a filha dela, uma criança, de 1 ano e 11 meses. O crime ocorreu na cidade de Timbiras, no último domingo. Ele vai responder pelos crimes de feminicídio e tentativa de homicídio.

Número

17

foi o número de mortes violentas em menos de sete dias no interior do Maranhão, segundo dados da Secretaria de Segurança pública

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.