Descaso

Lixo e mato alto fazem parte da paisagem da Reserva do Itapiracó

Vegetação e lixo acumulado, em pontos específicos do parque causam revolta em quem utiliza a área todos os dias para a prática de esportes; descaso e abandono foram verificados

Kethlen Mata / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

[e-s001]Localizada no bairro Turu, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó reúne centenas de pessoas todos os dias, ciclistas, praticantes de corrida e caminhada, além de pessoas que buscam um lugar para passear em família. O Estado recebeu denúncias de lixo e mato acumulado na área e esteve no local, constatando que, de fato, a reserva sofre com problemas desta natureza em alguns pontos.

Logo na entrada, a calçada que dá acesso ao parque está quebrada e coberta pela vegetação, um perigo para pedestres desavisados. Nos espaços de caminhada, as plantas invadem as pistas, em pontos específicos. Vale lembrar que já houve casos de estupros e roubos na reserva e a falta de manutenção acaba tornando o local propício para esse tipo de crime.

A autônoma Gisele Costa, faz caminhada todos os dias na área de proteção, segundo ela, falta segurança no local. “Outro dia mesmo, eu estava caminhando e veio um ladrão querendo atacar a gente, daí o grupo saiu correndo”, afirmou.

[e-s001]O ponto com maior concentração de lixo fica no estacionamento do parque, garrafas PET, sacolas e copos plásticos, e até mesmo restos de um animal morto. O mato nesse local está quase cobrindo o calçamento, uma placa de advertência que fica no estacionamento logo será coberta se a vegetação não for cortada. “Aqui era para estar tudo limpinho, as pessoas fazem caminhada aqui, e de noite vendem comida”, contou Dário, que tem uma borracharia em frente a reserva.

Existem três grandes praças no parque, “Praça da Criança”, “Praça da Família” e a “Praça do Atleta”, nessa última, o estado é de total abandono. As lixeiras se encontram quebradas, e as quadras esportivas estão com poças de água parada. Na quadra de areia, a rede usada para prática de esportes está desgastada pelo tempo. Existe outra praça em frente a entrada da área de preservação do Itapiracó, em que os galhos das árvores chegam até o chão.

A Secretaria de Estado de Governo (Segov), por meio da Gestão do Parque do Itapiracó, informou em nota que mantém uma equipe fixa de limpeza no parque. A Segov comunicou, ainda, que já foi aberto processo para aquisição e manutenção das lixeiras do local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.