Senado

Lorenzoni terá que explicar fila de espera no Bolsa Família

Requerimento do senador Jaques Wagner, que quer ida do ministro da Cidadania ao Senado, será votado na quarta-feira, 4; se aprovado, Onyx Lorenzoni vai explicar suspensão do benefício

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Onyx Lorenzoni deverá explicar filas de espera em Bolsa Família
Onyx Lorenzoni deverá explicar filas de espera em Bolsa Família (Onyx Lorenzoni)

Brasília

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, poderá ser convidado a prestar informações à Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) sobre o aumento da fila de espera do programa Bolsa Família. Em reunião agendada para quarta-feira, 4, às 9h, a comissão votará requerimento com esse objetivo, apresentado pelo senador Jaques Wagner (PT-BA).

Na justificativa do requerimento, o parlamentar afirma que é necessário debater "a urgente necessidade de restauração desses benefícios", assim como o impacto do atraso dos pagamentos sobre os municípios de pequeno e médio porte. Jaques Wagner afirma que há 3,5 milhões de pessoas de baixa renda à espera dos repasses do Bolsa Família.

Ao citar estatísticas sobre a queda da renda população mais pobre, o senador criticou os “desmontes e desajustes” a que o programa estaria sendo submetido nos últimos anos. “Os reflexos desses cortes são percebidos diuturnamente nas ruas das cidades brasileiras, pelo aumento da população de rua" e pelo agravamento da condição de extrema pobreza.

Trabalhadores rurais

Reportagem do Globo Rural, da TV Globo, exibida ontem, mostrou que agricultores familiares de várias partes do país reclamam de problemas no Bolsa Família, benefício criado para garantir um complemento de renda para quem vive em situação de pobreza extrema.

Nos últimos meses, muitas famílias foram cortadas do programa, e não sabem o motivo. No Maranhão, quem perdeu o benefício vive uma espera angustiante para tê-lo de volta. A dona Antônia cuida da casa com o marido e mais 5 filhos. Eles recebiam R$ 580 do Bolsa Família, mas o benefício foi cancelado em maio. Esta é uma das mais de 56.600 famílias que deixaram de ter o recurso no ano passado.

O município de Santa Rita, no norte do Maranhão, foi o que teve o maior número de cancelamentos do estado - foram 1.908, segundo a Prefeitura. A maioria pelo mesmo motivo: para averiguação, que é quando é feita a análise para ver se a família atende aos requisitos para participar do programa.

O Ministério da Cidadania, responsável pelo benefício, em nota, afirmou que a entrada e a exclusão de pessoas no programa Bolsa Família atendem a critérios técnicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.