Vistorias

Serviços de monitoramento são fortalecidos com visitas frequentes às áreas de risco

De janeiro a fevereiro, equipes da Defesa Civil da Prefeitura de São Luís percorreram mais de 120 pontos territoriais das 60 áreas mapeadas na cidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Monitoramento foi intensificado em áreas de risco da capital
Monitoramento foi intensificado em áreas de risco da capital (áreas de risco)

Mais de 120 pontos territoriais que fazem parte do mapeamento de 60 áreas de riscos da capital maranhense foram vistoriados pelas equipes da Defesa Civil da Prefeitura de São Luís, de janeiro a fevereiro de 2020. Entre os bairros monitorados pelo serviço municipal que é vinculado à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) estão o Coroadinho, a Vila Palmeira, Eixo Itaqui-Bacanga, Centro Histórico, Zona Rural I e II, Cohama/Turu e a chamada Zona Costeira, que compreende o bairro São Francisco. A ação é parte das estratégias colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior destinadas a minimizar os impactos das chuvas nas áreas de risco.

As vistorias e visitas da Defesa Civil de São Luís iniciaram tão logo começaram as primeiras chuvas na cidade. Durante dois meses, homens e mulheres que fazem parte da equipe, percorreram bairros e vilas inspecionando a situação de imóveis, encostas e terrenos com escavações irregulares. O trabalho foi feito de segunda a segunda, com plantões permanentes durante os primeiros meses do ano. O serviço não parou nem mesmo durante o feriado de Carnaval. Pelas estimativas da Prefeitura, mais de 50 mil famílias foram beneficiadas com o monitoramento.

Em um rápido balanço de ações realizado pela Superintendência da Defesa Civil, em 60 dias de atuação, o serviço chegou a atender 67 ocorrências por conta das chuvas; 51 laudos técnicos foram emitidos. Como parte do trabalho de prevenção, foi feita a colocação de lonas em vários dos locais visitados e mais de 100 visitas técnicas realizadas pela campanha educativa, com distribuição de material didático de como proceder em casos de ocorrências de sinistros provocados pelas chuvas.

O secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro, ressalta tanto o bom desempenho das equipes de trabalho da Defesa Civil, como o serviço e o apoio das ações de monitoramento e atendimento do órgão, como a Cruz Vermelha do Maranhão, Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Corpo de Bombeiros Militar e Bombeiros Civil e o Instituto Pleno de Psicologia.

"As equipes de trabalho da Defesa Civil e as instituições parceiras têm sido incansáveis nas ações em favor da população de São Luís, não têm medido esforços para atender todo tipo de ocorrências e também têm realizado ações preventivas de forma eficiente e com garantia de preservação da vida", relata Heryco Coqueiro.

Monitoramento permanente
Após concluir a visita de todos os pontos de riscos de São Luís, a superintende da Defesa Civil, Elitânia Barros, informa que serão realizados retornos a cada local vistoriado. "Vamos retornar aos lugares visitados justamente para dar prosseguimento ao monitoramento dessas áreas de riscos. Enquanto durar o período chuvoso, vamos permanecer com as vistorias e as visitas nas residências dos moradores das áreas mapeadas pela Defesa Civil", afirma Elitânia Barros.

As visitas nas residências localizadas dentro das áreas de riscos são realizadas ao longo da semana e também no sábado e domingo, como forma de intensificar o monitoramento por parte da Defesa Civil. Na ocasião, os agentes conversam com os moradores e fazer uma análise da estrutura do imóvel visitado, caso seja observado a necessidade, também é emitido um laudo recomendando ou não interdição.

SAIBA MAIS

CONTATO

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone (98) 3212-8473, pelo 153 (ligando de um número da operadora Oi), o 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e o número (98) 9822-5352, pelo aplicativo de troca de mensagens WhatsApp.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.