Opinião

Prefeitos e carnaval

Benedito Buzar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Será que em alguma cidade maranhense aconteceu carnaval não patrocinado pela gestão municipal? Se houve, que seja louvado o gestor pela sua responsabilidade fiscal e zelo pela coisa pública.

Neste ano de renovação de mandatos de prefeitos, até os que vinham privando o povo de brincar o carnaval às custas dos parcos recursos públicos, resolveram promover as brincadeiras momescas, mas com o pensamento voltado nas eleições municipais.

Carcará no Carnaval

A Turma do Quinto, este ano, no desfile das escolas de samba, apresentou-se com um enredo em homenagem ao centenário da cidade de Bacabal.

Três bacabalenses foram homenageados pelos carnavalescos da Madre Deus: o padre João Mohana, o músico Papete e o político João Alberto, este, sob a figura de Carcará.

João Alberto, que concorre às eleições deste ano como candidato à Câmara Municipal de Bacabal, ficou sensibilizado com a propaganda fora de época da Turma do Quinto.

Padres e Pastores

Em tempo não tão remoto, a igreja católica detinha extraordinária força junto à população, daí porque os padres eram bastante procurados pelos partidos políticos para se candidatarem aos cargos eletivos.

Nos anos recentes, os templos evangélicos e os espaços mediúnicos se impuseram como forças espirituais dominantes, motivos que levaram os partidos políticos a correr atrás de pastores e pais de santos a participar das eleições majoritárias e proporcionais.

Sumiço de estátuas

A população do Rio de Janeiro mostra-se estarrecida e revoltada com o sumiço e a danificação de estátuas de figuras históricas, que pontificam nos logradouros públicos cariocas.

Nesse quesito, o Rio de Janeiro perde feio para São Luís. Aqui, já vem de longe o costume criminoso de se destruir ou roubar monumentos públicos, práticas realizadas com finalidades predatórias e lucrativas.

Candidatura do Agenor

Indiscutivelmente, a ressurreição do Bloco do Agenor foi a grande sensação deste ano do carnaval de São Luís.

O retorno do Agenor, louvado de modo auspicioso pela mídia impressa e eletrônica, fez os dirigentes do bloco meditarem sobre a possibilidade de lançá-lo candidato às eleições deste ano em São Luís.

Triste Realidade

Nada mais triste ou revoltante do que ver parlamentares que representam o Maranhão no Senado e na Câmara de Deputados, envolvidos nesse escândalo da compra de emendas parlamentares.

Trata-se de um esquema fraudulento de negociação de verbas federais, que se comprovado pela Polícia Federal e o Ministério Público, o povo maranhense espera que a Justiça Eleitoral torne esses parlamentares inelegíveis.

Prisão em segunda instância

Na bancada maranhense, os deputados federais Hildo Rocha e Gyldenemyr, integram a Comissão de Justiça, que analisa a Proposta da Emenda à Constituição que determina a prisão em segunda instância.

Ambos são favoráveis à aprovação da Emenda.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.