Folia

Esquema de segurança é montado neste fim de semana para Lava-Pratos

Evento, que acontece em São José de Ribamar terá programação diversificada e, segundo a prefeitura, deverão participar mais de 120 mil pessoas

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Cidade balneária terá ampla programação desde a noite de sábado para animar os foliões no Lava-Pratos
Cidade balneária terá ampla programação desde a noite de sábado para animar os foliões no Lava-Pratos (Lava-Pratos)

As pessoas que amam o Carnaval e estão no pique da folia ainda vão poder brincar um pouco mais na tradicional festa do Lava-Pratos, em São José de Ribamar, neste fim de semana. O evento está na sua 74ª edição e encerra o reinado de Momo na Grande Ilha. Segundo a Prefeitura da cidade balneária, a festa carnavalesca deve agitar mais de 120 mil foliões, entre eles, turistas durante sábado, 29, e domingo, 1º, e conta com programação diversificada. Para manter o clima de descontração e tranquilidade dos foliões foi montado um forte esquema de segurança, envolvendo policiais militares, bombeiros, guardas municipais, agentes de trânsito e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Ainda de acordo com a Prefeitura de Ribamar, desde sexta-feira, 28, já está preparada para receber um grande público durante este fim de semana e todas as forças de segurança estão mobilizadas para garantir uma folia de segurança. A festa de Lava-Pratos conta com uma programação que valoriza todos os gostos e já faz parte do calendário cultural do Maranhão. O evento mais uma vez vai se concentrar no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima da Baía de São José.
No sábado, 29, muitos foliões costumam chegar em São José de Ribamar ainda durante o período da tarde, mas, a programação oficial deve começar a partir das 20h. A animação vai ser feita pelo grupo Samba de Boa, Banda Energia e Diel França e o encerramento será do grupo Esfregue Dance. Somente neste dia, de acordo com o Município, mais de 20 mil pessoas devem participar da folia.
O público maior está sendo esperado no domingo, 1º, e sendo previsto cerca 100 mil brincantes. A festa vai começar a partir das 13h30, com o DJ Inácio Mix e continuará com as apresentações dos grupos N’gandaya, Banda Fênix, Personalidade do Reggae e Top Vinil, Banda Filhos de Jah como ainda vai contar o show de Gargamel, Bicho Terra e Adson Mendonça. Os dias de folia estão abertos para as apresentações das escolas de samba e dos blocos carnavalescos.

Esquema de segurança
Os foliões que decidirem esticar a folia, devem comparecer em massa no decorrer deste fim de semana na cidade balneária. Para manter a segurança desse público, o coronel Aritanã Lisboa, que é comandante da Área Metropolitana II (CPAM II), informou que serão disponibilizados mais de 650 militares e serão empregados nas mais diversas modalidades de policiamento.
O coronel também declarou que os turnos de trabalho serão de acordo com a programação do evento e os policiais autuarão em toda a cidade, inclusive, nos bairros onde não estarão tendo folia. “Os militares realizarão blitz, incursões, patrulhamento a pé, motorizado em toda a cidade”, afirmou A prefeitura informou que durante a festa momesca, além de ter a presença dos militares, vai contar com o trabalho de 91 guardas municipais e o apoio de 55 seguranças privados.
Já o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Célio Roberto, disse que mais de 300 bombeiros estão aptos a trabalhar na festa de Lava-Pratos durante este ano em São José de Ribamar como ainda serão disponibilizadas cinco ambulâncias, três viaturas de resgate e três embarcações. A atenção será redobrada na área de banho, inclusive, nas praias do Vieira e Panaquatira. “O reforço do patrulhamento em terra e mar para garantir a segurança do folião”, afirmou o coronel.

Socorro
O hospital da cidade também vai funcionar em regime de emergência. As ambulâncias estarão disponíveis para o atendimento e o deslocamento dos pacientes para outras unidades de saúde caso seja necessário. No decorrer do circuito oficial vai haver campanhas educativas de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e tendo a distribuição de preservativos.

Trânsito
O coronel Aritanã Lisboa informou que o trânsito de São José de Ribamar será controlado pelos agentes de trânsito como também pelos homens do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv). Eles montarão barreiras em locais estratégicos, principalmente, ao longo da MA-201. Esse trabalho também vai contar com os funcionários do Detran e realizando a operação da Lei Seca. “O objetivo é garantir a segurança na trafegabilidade bem como coibir abusos e cometidos de crimes, entre eles, conduzir veículos sob efeito de álcool ou substância psicoativa”, alertou Aritanã Lisboa.

Plano operacional
A assessoria de comunicação da Equatorial Energia Maranhão informou, por meio de nota, que de sexta-feira, 28, até 12h de segunda-feira, 2, uma equipe composta de engenheiros, técnicos, operadores e eletricista vai está de plantão para que em caso de falta de energia seja feito de imediato o restabelecimento do sistema elétrico.
Os profissionais da empresa estarão em pontos estratégicos do bairro da Forquilha até a cidade de São José de Ribamar e munidos com tecnologia de comunicação para garantir eficiência na troca de informações com o Centro de Operações Integradas (COI).

SAIBA MAIS

Tradição

A festa de Lava-Pratos de São José de Ribamar é considerado por historiadores como o primeiro Carnaval fora de época do Brasil. Teve sua origem em 1946, chamado de ‘Carnaval da Vitória’, batizado após a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Começou quando a Escola de Samba Batuqueiro Naval resolveu, na terça-feira de Carnaval, visitar agremiações em São Luís, dentre elas a Turma da Mangueira, Turma do Quinto e Águia do Samba. As escolas de samba resolveram retribuir a gentileza no primeiro Domingo da Quaresma e deram início à peregrinação até São José de Ribamar sempre que consideradas campeãs do Carnaval da capital maranhense. Outra corrente sustenta que o nome tem relação com o dia em que os garçons, que trabalharam nos dias de Carnaval, faziam sua folia, que era sempre no fim de semana seguido do período oficial.

Valorização

Com foco na valorização, alegria e segurança, o Carnaval 2020 de São José de Ribamar contou, por dia, com 65 policiais militares distribuídos nos principais pontos da cidade onde os circuitos aconteceram. Além disso, participaram do trabalho de segurança 250 guardas municipais e 301 seguranças privados.

Fique sabendo

Carnaval de Lava-Pratos de São José de Ribamar 2020

Programação de sábado (29): grupo Samba de Boa, Banda Energia e Diel França e o encerramento será por conta do grupo Esfregue Dance

Programação de domingo (1): Dj Inácio Mix, grupos N’gandaya, Banda Fênix, Personalidade do Reggae e Top Vinil, Banda Filhos de Jah como ainda vai contar o show de Gargamel, Bicho Terra e Adson Mendonça.

Concentração da folia: no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima da Baía de São José

Números

120 mil pessoas devem participar da 74ª edição do Lava-Pratos de São José de Ribamar
650 militares vão fazer o policiamento ostensivo na festa momesca
300 bombeiros militar estão aptos para trabalharem durante este fim de semana na cidade balneária

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.