Improviso

Mãe que teve filho em calçada de shopping deve receber alta hoje

Caso emocionante aconteceu na noite de quarta-feira, 26, quando a mulher caiu na calçada, sentindo fortes dores gestacionais; outros partos improvisados já aconteceram no Maranhão

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Parto foi realizado na calçada de shopping, em avenida da capital
Parto foi realizado na calçada de shopping, em avenida da capital (parto)

A noite de quarta-feira, 26, foi marcada por um episódio emocionante em São Luís. Na calçada de um shopping center, situado na Avenida São Luís Rei de França, por volta das 23h, um parto foi realizado por bombeiros civis que trabalham no local. O procedimento chamou a atenção das pessoas que passavam pelo lugar. De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a mãe da criança, Tainá da Rocha, deve receber alta nesta sexta-feira, 28.

A Secretaria de Estado da Saúde também frisou que a mãe e o bebê estão sendo acompanhados pelas equipes médicas da Maternidade de Alta Complexidade, antiga Marly Sarney. O parto aconteceu depois que a mulher caiu na calçada ao sentir fortes dores típicas da última fase da gestação. Os bombeiros civis do shopping, então, correram e ajudaram na retirada da criança.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compareceram ao local e fizeram o encaminhamento da mãe e do bebê até a maternidade.

Parto em viatura
Outros partos improvisados já aconteceram no Maranhão. Em 25 de maio de 2017, uma adolescente de 16 anos deu à luz uma criança, dentro de uma viatura da Polícia Militar, no bairro Coroadinho, em São Luís. O procedimento foi realizado pelos militares Camargo e Valdson, lotados na 2ª Unidade de Segurança Comunitária (USC) do Bom Jesus. Os policiais foram acionados depois que a família da jovem não conseguiu entrar em contato com o Samu.

No local, os militares notaram que a mãe já estava em trabalho de parto. Por este motivo, colocaram a jovem na viatura com a pretensão de levá-la à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. Mas, como o cordão umbilical estava enrolado no pescoço da criança, os policiais tiveram que fazer o procedimento.

Parto em helicóptero
O caso que ganhou repercussão nacional, devido ao fato de ter sido algo inédito no Maranhão, foi um ocorrido em julho de 2015, dentro de um helicóptero do então Grupo Tático Aéreo (GTA), hoje Centro Tático Aéreo (CTA). Maria da Conceição Sousa deu à luz um bebês, no dia 8, na aeronave Águia 2, modelo Esquilo. A mulher sentiu as contrações por volta das 8h daquele dia, em um hospital de Santo Amaro/MA, onde ela residia.

Quando a tripulação chegou a Santa Amaro, o estado clínico da paciente foi avaliado, e naquele momento, presumiram que a criança não apresentava sinais vitais. Diante das condições observadas, colocaram a mãe no helicóptero, alçando voo. Quando eles atravessavam a Baía de São José de Ribamar (em 20 minutos de viagem), a paciente sentiu novas contrações, expelindo a criança, milagrosamente, pouco depois das 15h.

Caso em Imperatriz
Em março do ano passado, ocorreu uma situação similar e Imperatriz, no sudoeste do Maranhão. A guarnição da Polícia Militar que fazia barreira na BR-010 foi acionada para se deslocar até uma residência por conta de uma mulher que estava em trabalho de parto e precisava muito da ajuda. O sargento Francisco foi o primeiro a chegar ao local depois de ter ido a pé, devido à dificuldade de acesso por meio de viaturas.

O sargento, enquanto recebia instruções por telefone da equipe do Samu, conseguiu fazer o parto. Depois, o militar conduziu a mãe e o bebê até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.