Ação criminosa

Furto ou roubo de celulares e carteiras foram comuns no período de Carnaval

Criminosos agiram principalmente nos pontos de aglomeração, aproveitando a distração dos foliões; muitos deixaram para registrar as ocorrências após o período de festas; polícia efetuou a prisão de autores de furtos

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Celulares são alvo fácil de criminosos em aglomerações e festas em locais abertos, como no Carnaval, na  Beira- Mar
Celulares são alvo fácil de criminosos em aglomerações e festas em locais abertos, como no Carnaval, na Beira- Mar (celulares)

As ocorrências de roubos e furtos de carteiras e celulares são comuns em pontos onde há aglomerações, principalmente, em blocos ou bailes carnavalescos. Somente durante o reinado de Momo, 13 pessoas foram presas em flagrante, acusadas de roubo, e dois adolescentes foram apreendidos na Ilha. Nos plantões da Polícia Civil, houve registro de 10 ocorrências de furto e sete suspeitos de cometerem esse tipo de crime foram detidos e encaminhados ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Ontem, vítimas compareceram aos distritos policiais da Região Metropolitana de São Luís para registrarem boletins de ocorrência, alegando terem sido furtadas ou perdido o seu aparelho de celular, assim como também os documentos pessoais, no decorrer dos eventos carnavalescos. O promotor de vendas, Renato Santos estava em companhia da sua esposa, quando foi abordado por um criminoso, nas proximidades do Ceprama, no domingo de Carnaval, 23.

Ele ainda declarou que travou uma luta corporal com o assaltante, mas, mesmo assim, teve o aparelho celular roubado. “Temos a ciência de que não devemos reagir ao assalto, mas, acabei reagindo e não pensei, naquele momento, nas consequências”, contou o promotor de vendas.

Também no domingo a universitária Bárbara Lauria, de 20 anos, teve o celular furtado no circuito da Beira-Mar. Ela disse que foi ao banheiro e quando voltou para a multidão retiraram o aparelho de dentro da sua pochete. Ainda nesse dia, ela comunicou o fato para a polícia e constatou, por meio do GPS, que o criminoso estava com o aparelho entre os bairros da Madre Deus e Vila Bacanga. “Até o momento não consegui recuperar o celular, mas, o aparelho e a linha estão cancelados”, frisou a universitária.

O jovem Raunye Santos, de 23 anos, teve seu celular furtado na segunda-feira Gorda de Carnaval, 24, no circuito da Beira-Mar. Ele contou que estava em companhia de amigos nesse local. A todo instante alertava o grupo para ter atenção nos seus pertences para não ser vítima de ação criminosa.

Ainda de acordo com Raunye Santos, ao levantar os braços para se defender dos apertos dos foliões acabou tendo o celular retirado de dentro do bolso da bermuda. “A ação foi muito rápida e desconfiei de uns três rapazes, mas, fiquei com receio de chamar os militares”, disse o jovem.

Providências
O advogado Edilson Máximo informou que, normalmente, os aparelhos roubados são vendidos pelos bandidos ou utilizados em outras empreitadas criminosas, mas, quando a polícia os apreende um dos primeiros passos é tentar identificar o verdadeiro dono desse aparelho.

Máximo ainda declarou que uma das primeiras providências que a vítima deve tomar é informar o caso para a polícia, principalmente, fazer o registro do boletim de ocorrência na Delegacia da Polícia Civil e, logo após, é tornar o aparelho inutilizado, que é feito por meio do cancelamento do Código Internacional de Equipamento Móvel (IMEI). “Este código é a identificação única do seu celular, ou seja, é como o número de chassi de um veículo”, explicou o advogado.

Ele disse que a vítima também deve cancelar o chip e exigir que o aparelho não aceite nenhum outro tipo de operadora. “O ideal é a vítima se livrar de outras ações criminosas. Tornar o celular inutilizado. Os bandidos, além de venderem, podem utilizar o celular em outra empreitada. A vítima com o boletim de ocorrência em mãos fica respaldado de qualquer acusação”, detalhou o advogado.

SAIBA MAIS

Recuperação

Os aparelhos celulares, documentos pessoais, carteiras, chave de veículos e outros objetos, encontrados durante o período carnavalesco na Ilha, podem ser resgatados na sede do Comando-Geral da Polícia Militar, localizado no Calhau. As pessoas devem comparecer ao local no período da manhã ou tarde.

Código IMEI

O que é código IMEI: é a sigla usada para International Mobile Equipment Identity (Identidade Internacional de Equipamento Móvel). Essa é a identificação única do seu celular, como o número de chassi de um carro.

Formas de descobrir o código do celular: A principal delas é usando o próprio telefone. Abra o aplicativo que faz ligações e digite o código *#06#*. Ao fazer isso, o aparelho mostra o IMEI, que é composto por 15 dígitos.

Caso não tenha acesso ao celular: o IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho, na etiqueta que conta com o código de barras.

Como bloquear o IMEI: Após o roubo ou furto, é necessário entrar em contato com a sua operadora de telefonia. É importante registrar um boletim de ocorrência, já que, para realizar o bloqueio, algumas empresas pedem informações sobre ele. Com a conclusão do processo, o aparelho não aceita o chip de telefonia de nenhuma operadora e fica inutilizado por completo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.