Alianças

MDB terá canal para consolidar pré-candidatura de Roseana

Único nome de consenso e cogitado pela sigla, até o momento, a ex-governadora não se manifestou de forma explícita após manifestação de emedebistas

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Ex-governadora Roseana Sarney ainda não se pronunciou sobre uma possível candidatura em São Luís
Ex-governadora Roseana Sarney ainda não se pronunciou sobre uma possível candidatura em São Luís (Roseana)

A direção estadual do MDB abrirá canal para alianças que componham a pré-candidatura da ex-governadora Roseana Sarney – único nome de consenso no partido - na eleição majoritária deste ano na capital maranhense. Apesar de admitir a meta de lançar um nome próprio, o MDB não descarta subir no palanque com outras legendas, ainda que não seja “cabeça de chapa” no pleito ludovicense em 2020.

A sigla ainda não recebeu resposta da ex-governadora sobre candidatura. O convite a ela foi feito de forma oficial em dezembro do ano passado, em encontro de lideranças do MDB realizado na Assembleia Legislativa do Maranhão (AL).

Na semana passada, Roseana se reuniu novamente com o partido para tratar do tema. Internamente, Roseana Sarney diz a aliados que está à “disposição” do partido o que, para alguns emedebistas, seria um “sinal claro e aberto” de que ela aceitará o convite. Dirigentes influentes do partido admitiram ainda a O Estado que desde a divulgação do convite à Roseana Sarney, nenhum filiado do MDB se dispôs a pleitear apoio da legenda para a corrida ao Executivo ludovicense.

Nomes importantes como os do ex-senador João Alberto, do deputado estadual Roberto Costa e do deputado federal Hildo Rocha são os principais defensores da pré-candidatura de Roseana. Assim como a presidência estadual, a direção nacional do MDB já expôs abertamente a vontade do partido em contar com o nome da ex-governadora.

A última manifestação pública de Roseana Sarney sobre o assunto foi durante o encontro de lideranças do MDB. À época, Roseana deixou o futuro em aberto. “Preciso conversar com os dirigentes e, principalmente, a minha família”, disse.

Aliados dizem que Roseana esperará até a divulgação das primeiras pesquisas de intenção de 2020 para dar um veredicto. Atualmente, o cenário mais provável é que a ex-governadora abra mão do projeto e aguarde pelas eleições de 2022.

Um dos principais defensores da candidatura já para este ano, Roberto Costa, reiteradamente explicita apoio ao nome de Roseana Sarney.

Costa mencionou, por exemplo, as obras deixadas pela ex-gestora do estado na cidade e que até hoje são usufruídas, de acordo com o parlamentar, pela população.

“Além de inúmeras obras por toda a cidade, reconhecidas pela população, Roseana tem uma ligação muito forte com São Luís. É esta relação de carinho e proximidade com as pessoas que nos motiva a encarar novos desafios”, afirmou.

A O Estado, Hildo Rocha disse que, apesar da análise interna sobre as configurações partidárias e possibilidade de alianças na capital, o MDB aguardará pela ex-governadora. “Como não existe nem um filiado ao MDB querendo ser candidato a prefeito de São Luís, é prudente aguardar a possibilidade de candidatura da ex-governadora Roseana. Sou a favor de que o partido tenha candidato próprio na capital”, afirmou Rocha.

PRTB nega procura a
Wellington do Curso

A direção do PRTB negou a O Estado que esteja costurando um acordo para que o deputado estadual Wellington do Curso (atualmente nos quadros do PSDB) migre para a sigla. De acordo com a presidência do partido, houve um “início da conversa” há cerca de um mês, no entanto, o projeto não avançou.

Segundo Wellington Luis de Albuquerque, responsável pelo PRTB no estado, Wellington do Curso disse na ocasião que aguardava por uma sinalização do Aliança pelo Brasil. “Conversamos sobre candidaturas majoritárias, mas de um modo geral. Na conversa, Wellington [do Curso] disse que estava conversando e aguardando posicionamentos do Aliança [pelo Brasil]”, disse.

Procurado, até o fechamento desta edição, Wellington do Curso não se manifestou. O tucano não gostou de saber que a direção da sigla encaminha acordo para apoiar o Podemos, do deputado federal e pré-candidato Eduardo Braide, nas eleições deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.