Decisão

Flamengo decide a Taça Guanabara com Boavista

Rubro-Negro encara a equipe da Região dos Lagos, neste sábado (21), às 18h, no Maracanã, na decisão do 1º turno do Carioca

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O atacante Pedro pode pintar como titular na equipe do Flamengo nesta decisão de 1º turno
O atacante Pedro pode pintar como titular na equipe do Flamengo nesta decisão de 1º turno (PEDRO FLAMENGO)

RIO - O Flamengo enfrenta o Boavista neste sábado de Carnaval, às 18h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela decisão da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro eliminou o Fluminense nas semifinais com um triunfo por 3 x 2, enquanto que o representante da Região dos Lagos avançou graças a um empate por 1 x 1 com o Volta Redonda.
Ganhar a Taça Guanabara representa chegar à final do Campeonato Estadual independentemente do que acontecer na Taça Rio, segundo turno. Talvez este seja o grande benefício para o Flamengo, envolvido em várias competições. Um exemplo disso é que na quarta-feira já tem o segundo jogo da final da Recopa Sul-Americana contra o Independiente del Valle no Maracanã. Na ida, no meio de semana, empate por 2 x 2 no Equador.

“Garantir a vaga na decisão é muito importante e vamos em busca disso. Além do mais, um título é sempre importante na carreira de um jogador e com a Taça Guanabara não é importante”, disse o goleiro Diego Alves.

O técnico portugues Jorge Jesus não confirmou a escalação. O Flamengo tem desfalques para esta final. Os zagueiros Léo Pereira, com lesão na região posterior da coxa esquerda, e Rodrigo Caio, com dores nas coxa esquerda, e o atacante Bruno Henrique, com uma lesão no ligamento colateral lateral do joelho direito, foram descartados. Assim, Gustavo Henrique e Thuler formarão a dupla de zaga, enquanto que Gabigol, que cumpriu suspensão na partida no Equador, retorna na vaga de Bruno Henrique. Algumas mudanças podem ser feitas visando preservar o elenco para a segunda partida diante do Independiente del Valle.

Na quinta-feira, o Flamengo foi julgado e absolvido da denúncia de atos homofóbicos praticados por sua torcida no último Fla-Flu, quando os rubro-negros se referiram ao adversário como “time de v****”. Por 3 votos a 2, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro decidiu pela absolvição do clube. Ainda assim, o Fla foi enquadrado no artigo 191 (deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de regulamento de competição), e terá de pagar uma multa de R$ 50 mil.
Se acabasse punido, o Flamengo poderia poder os pontos ganhos no clássico, além de pagar uma quantia de R$ 200 mil pela denúncia.

Mais personalidade

Pelo lado do Boavista, o técnico Paulo Bonamigo cobra personalidade de seus jogadores.
“Nós sabemos que vamos enfrentar um adversário muito forte, com craques capazes de definir o duelo em uma jogada. Mas temos que mostrar personalidade e o bom futebol que nos levou a esta decisão” disse Bonamigo.

Paulo Bonamigo vai repetir a escalação do choque com o Volta Redonda. No meio de semana o Boavista foi derrotado por 2 x 0 pela Chapecoense e acabou eliminado logo na primeira fase da Copa do Brasil.

Pelo regulamento da Taça Guanabara nenhum dos times envolvidos na decisão tem a vantagem do empate. Dessa maneira, caso a partida termine empatada no tempo regulamentar, o campeão será conhecido nos pênaltis. O Flamengo é o maior vitorioso da história da Taça Guanabara com 21 conquistas, seguido do atual campeão, o Vasco, campeão em 13 ocasiões. O Boavista busca o primeiro caneco.

FICHA TÉCNICA

BOAVISTA X FLAMENGO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 22 de fevereiro de 2020 (Sábado)
Horário: 18h(de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo (RJ) e Thiago Henrique Neto Farinha (RJ)

FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha, Gustavo Henrique, Thuler e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Diego, Everton Ribeiro e De Arrascaeta; Gabigol
Técnico: Jorge Jesus
BOAVISTA: Klever, Wellington Silva, Douglas Pedroso, Elivelton e Jean; Fernando Bob, Erick Flores, Jefferson Renan e Michel; Tartá e Caio Dantas
Técnico: Paulo Bonamigo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.