Coletivo

Policiamento reforçado no Carnaval para garantir segurança em coletivos

Batalhão Tiradentes, com o apoio do efetivo de outras equipes, fará blitz, operações e abordagens a coletivos em vários pontos da cidade, além do patrulhamento nos terminais de integração da capital

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

[e-s001]O clima carnavalesco já toma conta da Região Metropolitana de São Luís. Mas, a folia vai ficar mais intensa durante o período oficial do Carnaval, que começa hoje, 21, e se estender até a próxima quarta-feira, 26. Os foliões vão em busca de diversões, principalmente, nos principais circuitos. A Polícia Militar, com o objetivo de proporcionar segurança no transporte público dos foliões, reforçará o policiamento durante o período carnavalesco e determinou o Batalhão Tiradentes, com o apoio do efetivo dos outros batalhões, na realização de blitze e operações na Ilha, inclusive, nos locais onde há maior incidência de assaltos a coletivos.

O comandante da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro, declarou que todo o efetivo do Batalhão Tiradentes, com o apoio dos homens de outras equipes, está empregado para a fazer a segurança dos ônibus que circulam na Grande Ilha. Ao longo dos dias de Carnaval, os militares vão realizar diversas abordagens, incursões e blitze, principalmente, nas localidades onde há um grande número de ações criminosas. “Elevado da Cohab, próximo à ponte do Ipase, BR-135, estrada de Ribamar, nas proximidades da rodoviária, Monte Castelo, Camboa e dentre outros pontos terão uma atenção redobrada da polícia, para evitar ocorrência de assalto a coletivos”, frisou o coronel.

Segurança
O subcomandante do Batalhão Tiradentes, major Rawlinson, informou que a equipe estará concentrada no decorrer do período de Momo, além da segurança no transporte público, e também no corredor oficial da folia. Este tipo de policiamento vai ser feito durante a operação Carnaval em Paz.

Segundo ele, essa operação está direcionada aos circuitos da folia da Madre Deus, Bacanga, Beira-Mar e Passarela, para proporcionar a segurança aos foliões, inclusive, na área do estacionamento dos veículos.

A operação Transporte Seguro será coordenada e realizada pelos homens do Batalhão Tiradentes. Os militares farão patrulhamento, incursões, blitz e vistorias nos coletivos, que circulam pela Região Metropolitana de São Luís, além de rondas nos terminais de integração da cidade.

Ele ainda informou que a polícia já conseguiu mapear as áreas onde há ocorrência com maior frequência de roubos a coletivos. Um dos pontos no bairro do Anil, principalmente, nas proximidades da Avenida Santos Dumont, no trecho da São Marçal, no Filipinho; no Turu, Angelim, Monte Castelo, Canto da Fabril, Anel Viário e Avenida dos Franceses. “Os pontos considerados como críticos terão um policiamento reforçado”, ressaltou o major.

Rawlinson disse que no último dia 18 proferiu uma palestra aos motoristas e cobradores do transporte público, na qual foram repassadas informações sobre os procedimentos como devem agir em caso de assaltos, e acionarem imediatamente os policiais. “Essa é uma das medidas que tem como foco reduzir esse tipo de modalidade criminosa na cidade”, explicou o major.

Ele também disse que a instalação das câmeras de segurança em todos os ônibus ajudariam a prender os assaltantes com mais facilidade e rapidez. “As imagens ajudariam a polícia a identificar de forma mais rápida esses criminosos e consequentemente resultariam em prisões”, frisou. O “Botão de Pânico” também já deveria estar disponíveis nos coletivos da cidade. “Os motoristas acionariam o botão de alarme e teriam contato direto com o Ciops. Em seguida, a viatura mais próxima atenderia a ocorrência”, detalhou o militar.

Balanço
Do mês de janeiro deste ano até o último dia 19, os homens do Batalhão Tiradentes realizaram 3.098 abordagens em coletivos na Ilha e somente durante o mês passado 44 ônibus foram alvos de bandidos. Ainda segundo os dados da Polícia Militar, durante os primeiros dois meses do ano passado, o número de assaltos a coletivos teve uma diminuição de 46,88% em comparação com o mesmo período no ano de 2018 em toda a Região Metropolitana de São Luís.

No decorrer dois primeiros meses de 2018, foram registrados 96 casos de roubos a ônibus na capital maranhense, sendo 55 em janeiro e 41 em fevereiro. Já no mesmo período de 2019, foram 51 registros deste crime no total, em janeiro 32 e em fevereiro 19 casos.

Durante o período momesco de 2019, de acordo com a polícia, houve uma redução de 50% de assaltos a coletivos como ainda houve o registro de 378 autuações feitas pelo Batalhão de Polícia Rodoviária e um total de 188 conduções às delegacias da Ilha.

Frota
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou, por meio de nota, que todas as linhas e serviços do Sistema Municipal de Transporte Coletivo vão operar a partir de 12h de sábado (22) até 12h de quarta-feira (26), com frota total prevista para os dias úteis.

A SMTT ainda acrescentou que, em função do fechamento parcial da Avenida Beira-Mar, Anel Viário, Ponte do São Francisco e Avenida Vitorino Freire, as linhas de ônibus circularão por rotas alternativas a serem previamente divulgadas.
A secretaria também informou que haverá prévia divulgação dos pontos de interdição nas áreas dos circuitos carnavalescos e, no decorrer do período de Carnaval, as equipes de plantão de trânsito e transportes trabalharão 24h por dia.

Segundo dados da Prefeitura, a frota da capital, no momento, é composta de 830 coletivos, e 83% deles foram renovados, desde o ano de 2013. Entre os ônibus novos, 317 têm ar-condicionado e acessibilidade para pessoas deficientes e 40 são articulados.

Desde a licitação, em 2016, todos os ônibus que passam a integrar a frota da capital são equipados com ar-condicionado, adaptados com elevadores para uso dos portadores de necessidades especiais e têm três portas, que facilitam o embarque e desembarque de passageiros.

FALA, POVO!

O que você acha das abordagens feitas pelos policiais militares aos coletivos?

[e-s001]“Esse tipo de trabalho deveria ser feito de forma diária, pois, proporciona sensação de segurança para os passageiros”

Élson Pereira, de 48 anos – auxiliar administrativo

[e-s001]“A polícia realizando esse tipo de trabalho diminui de uma certa forma os assaltos aos ônibus da Ilha”

Maria dos Remédios, de 38 anos – doméstica

[e-s001]“A presença da polícia militar nos coletivos proporciona segurança à população. Nunca fui assaltado dentro de um ônibus, mas, já presencie e a sensação é de total angústia”

Atoniel Moura, de 50 anos – radialista

DICAS DE SEGURANÇA

Como prevenir de assaltos em coletivos

  • Mantenha a atenção redobrada, não cochile ou se distraia
  • Redobre a sua atenção com as pessoas que desembarcam com você
  • Na condução coloque seus objetos pessoais, principalmente, bolsas na frente do seu corpo
  • Não use joias ou objetos de valor devido atraírem a atenção dos oportunistas
  • Pendurar objetos como celulares, tocadores portáteis na sua roupa ou cintura não é recomendado para a sua segurança
  • Durante o período da noite os pontos de ônibus isolados devem ser evitados
  • Nos coletivos em que há poucos passageiros é recomendável sentar próximo ao motorista
  • Ao verificar uma movimentação estranha de pessoas dentro do coletivo, então, desça e avise imediatamente para a polícia
  • Caso o coletivo que você ocupa esteja sendo assaltado, mantenha calmo, não encare o criminoso, não tente dialogo ou interferir no roubo, não faça movimentos bruscos e não reaja
Fonte: Batalhão Tiradentes

Números

830 coletivos fazem parte da frota de São Luís
3.098 abordagens em coletivos foram feitos pelo Batalhão Tiradentes de Janeiro deste ano até o último dia 19 na Ilha
44 coletivos foram alvos de bandidos no decorre do mês passado na Região Metropolitana de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.