Investigação

Italiano pode ter sido vítima de latrocínio, segundo a SHPP

O estrangeiro foi encontrado morto na cozinha do seu sítio, na maioba, em Paço do Lumiar, com marcas de tiros

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Italiano Alfredo Catalani, morto em sua casa, na Maioba
Italiano Alfredo Catalani, morto em sua casa, na Maioba (Italiano)

SÃO LUÍS - A equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) informou que o italiano Alfredo Catalani, de 69 anos, pode ter sido vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) e possivelmente contou com a participação de dois criminosos. O corpo do estrangeiro foi achado com marcas de tiros no começo da tarde de terça-feira, 19, na cozinha do seu sítio, localizado nas proximidades do Viva da Maioba, na cidade de Paço do Lumiar.

O delegado Felipe Freitas, que está coordenando o trabalho investigativo desse caso, declarou que a vítima residia no país há duas décadas, mas nesse sítio, a um período de quatro anos e sozinho. Ainda ontem, os familiares do estrangeiro foram ouvidos na sede da SHPP, na Beira-Mar. No decorrer destes próximos dias vão ocorrer outras oitivas, inclusive, tendo a participação de moradores de Paço do Lumiar.

O italiano tinha alguns empreendimentos na Grande Ilha e, no mês de outubro ano passado, o sítio onde ocorreu o crime foi alvo de ação criminosa e teve a participação de dois bandidos. Os acusados foram identificados e presos pela polícia. Um deles chegou a ser reconhecido pelo estrangeiro.

O delegado disse que aguarda o resultado de exames periciais feitos no local do crime e no corpo da vítima pelos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim). “Estamos levantando o máximo de informações possíveis e até mesmo estamos verificando as denúncias feitas pelo Disque Denúncia”, disse Felipe Freitas.

Assassinato

Existe a possibilidade do estrangeiro ter sido assassinado ainda no período da tarde da última segunda-feira devido o estado de rigidez cadavérico, mas, somente na terça-feira, 18, que foi achado pelos vizinhos. O corpo do estrangeiro estava no Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, e somente na tarde de quarta-feira, 19, foi liberado para os parentes.

Os familiares levaram o corpo da vítima para uma funerária, na Jordoa, e deve ser cremado em um cemitério, em Paço do Lumiar. O italiano tinha dois filhos, sendo dois residem na Europa, e, um, na capital maranhense.

Investigação

A equipe da SHPP também está investigando a morte de Dermeval Oliveira Mourão, de 55 anos. De acordo com a polícia, o corpo da vítima foi encontrado com marcas de sangue em plena via pública do Recanto da Paz, nas proximidades do cemitério Jardim da Paz, durante a noite de terça-feira, 18.

Os populares disseram para a polícia que Dermerval Oliveira era usuário de entorpecente e estava desaparecido desde sábado, 16. O corpo dele foi removido para o IML, no Bacanga, para ser periciado e identificar a causa morte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.