Carioca 2020

Fluminense passa por cima do Botafogo e vai pegar o Flamengo

Mesmo com o Glorioso já eliminado, o Tricolor não teve pena e meteu 3 x 0, em partida válida pela última rodada da 1ª fase da Taça Guanabara (1º turno do Carioca)

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O meia Nenê, grande destaque da vitória do Fluminense, é abraçado pelo lateral-esquerdo Egídio, após marcar um dos seus gols no Maracanã
O meia Nenê, grande destaque da vitória do Fluminense, é abraçado pelo lateral-esquerdo Egídio, após marcar um dos seus gols no Maracanã (NENE FLUMINENSE )

RIO - O clássico entre Fluminense e Botafogo valia pouca coisa (apenas a posição dos tricolores nas semifinais da Taça Guanabara), mas assim mesmo uma torcida saiu do Maracanã feliz da vida - e a outra, revoltada. O time das Laranjeiras foi muito superior ao rival, venceu por 3 x 0 e, se não fosse pelas várias oportunidades de gol desperdiçadas, teria conseguido uma goleada histórica.

A vitória deu ao Fluminense a primeira colocação do Grupo B da Taça Guanabara - primeiro turno do Campeonato Carioca -, com 15 pontos, três a mais do que o Volta Redonda. Assim, os tricolores vão enfrentar o Flamengo (segundo do Grupo A) na quarta-feira, em uma das semifinais. A outra vaga na decisão será disputada entre Volta Redonda e Boavista (primeiro do A).
Nas tribunas do Maracanã estava a grande contratação do Botafogo para 2020, o japonês Keisuke Honda. Ele chegou ao estádio quando o placar marcava 2 x 0 e viu seu novo time levar um baile de um dos principais rivais. Essa derrota pode ser um duro golpe para o técnico Alberto Valentim, que já vinha sendo muito criticado pela torcida e agora deverá ficar bem mais pressionado.

O primeiro momento de emoção do clássico foi proporcionado pelo Botafogo, com uma cobrança de falta de Danilo Barcelos que explodiu no travessão. A torcida alvinegra acreditou que aquele era um sinal de que a tarde seria feliz para ela, mas se deu mal. O resto do jogo foi um monólogo do Fluminense.
Nenê, o melhor dos tricolores neste início de temporada, foi decisivo em duas jogadas. Aos nove minutos, emendou de sem-pulo um cruzamento de Gilberto e marcou um golaço. Dez minutos mais tarde, balançou a rede mais uma vez, agora com um chute de fora da área que entrou no cantinho.

Acabou o jogo?

Na prática, o clássico acabou ali, já que o Botafogo não mostrou força para reagir. E o novo ataque do Fluminense, formado por Wellington Silva, Evanilson e Marcos Paulo, colocou velocidade no gramado e mostrou que tem potencial para fazer sucesso nesta temporada.

Terceiro gol do Flu

Aos 37, o time tricolor marcou o seu terceiro gol na tarde. Egídio tabelou com Marcos Paulo e cruzou para Wellington Silva superar o goleiro Gatito Fernández com uma boa finalização. E o (pequeno) público que foi ao Maracanã percebeu que poderia presenciar uma grande goleada.

Na verdade, a tal goleada só não aconteceu porque Gatito salvou o Botafogo no começo do segundo tempo. Foram três excelentes defesas, a melhor delas aos nove minutos. Wellington Silva avançou em velocidade, ficou cara a cara com o goleiro e tentou pegá-lo no contrapé, mas o paraguaio conseguiu desviar a bola com a perna esquerda.

Com o Fluminense satisfeito e o Botafogo conformado, o clássico foi perdendo a emoção e os minutos finais se mostraram arrastados. Para os alvinegros, o apito final trouxe uma indisfarçável sensação de alívio, pois eles sabem que a derrota poderia ter sido muito pior.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 3 X 0 BOTAFOGO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 9 de fevereiro de 2020, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Corrêa e Daniel do Espírito Santo
Renda: R$ 498.545,00
Público: 12.665 pagantes
Cartões amarelos: Igor Cássio (Botafogo)
GOLS
FLUMINENSE: Nenê, aos 9 e 19min do primeiro tempo; Wellington Silva, aos 35min do primeiro tempo

FLUMINENSE: Muriel, Gilberto, Luccas Claro, Digão e Egídio; Henrique, Yuri (Fernando Pacheco) e Nenê (Ganso); Wellington Silva (Caio Paulista), Marcos Paulo e Evanílson
Técnico: Odair Hellmann

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Barrandeguy (Thiaguinho), Joel Carli, Marcelo Benevenuto e Danilo Barcelos; Caio Alexandre (Alex Santana), Cícero (Igor Cássio) e Bruno Nazário; Warley, Luís Henrique e Pedro Raul
Técnico: Alberto Valentim

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.