Gás natural liquefeito

Golar Power estuda instalar terminal de GNL no Maranhão

Empresa vai assinar protocolo com a Gasmar no próximo dia 13, durante o Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural, que ocorre em SL

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

A Golar Power e a distribuidora maranhense de gás natural Gasmar assinarão protocolo para viabilizar a distribuição de gás natural liquefeito (GNL) no Maranhão. A Companhia estuda a viabilidade de instalação de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), no Porto de Itaqui, transportando o gás natural liquefeito para o interior do estado por meio de caminhões, também movidos a GNL. Os veículos, importados da fabricante chinesa Shacman, fazem parte da estratégia de distribuição do GNL em pequena escala, operação em parceria com a Alliance GNLog.

O acordo será assinado no próximo dia 13, no Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural. O Maranhão é um mercado prioritário na estratégia da Golar no Brasil. A ideia é viabilizar o uso do gás para indústrias e para o setor de transporte.

Para Eduardo Antonello, CEO Global da companhia, existe uma grande sinergia com as distribuidoras do Nordeste, para interiorizar o GNL, incluindo a possibilidade de parcerias em logística, abastecimento de postos com GNV para carros e GNL para caminhões. Antonello explica que o Porto de Itaqui pode funcionar como um hub de distribuição de GNL da Golar.

Investimento
A Golar Power pretende investir R$ 100 milhões em terminais de regaseificação, postos de combustíveis para venda de GNV e GNL, e distribuição de gás natural liquefeito por navios de cabotagem. A Golar possui três projetos de regaseificação em construção no Brasil, somando uma capacidade total de suprimento de cerca de 60 milhões de m³/dia.

O projeto em fase mais avançada é o Terminal de Barra dos Coqueiros, em Sergipe, com capacidade de 21 m3/d, e que vai atender a UTE Porto Sergipe. Ao todo, a Usina vai consumir 7 milhões de m3/d quando entrar em operação comercial. O excedente será distribuído em operações de pequena escala no interior do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.