Ensino Médio

Nova regra para mudança de curso envolve pontuação no Enem

Estudante que quiser trocar de carreira só terá o pedido aceito se sua nota for compatível com a opção desejada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Estabelecidas novas regras para transferência de cursos no âmbito do Fies
Estabelecidas novas regras para transferência de cursos no âmbito do Fies (Agência Brasil)

BRASÍLIA - O Ministério da Educação ( MEC ) estabeleceu novas regras para pedidos de transferência de cursos no âmbito do Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies ), programa do governo que permite aos estudantes de faculdades particulares quitarem as mensalidades dos seus cursos depois da formatura.

A partir do segundo semestre deste ano, aluno inscrito no Fies que quiser trocar a carreira escolhida só terá seu pedido aceito caso sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) seja igual ou superior à nota dos pré-selecionados pelo programa para o curso pleiteado.

De acordo com o MEC , o objetivo da mudança nas regras é combater uma irregularidade que tem se repetido: a prática de entrar na faculdade por um curso menos concorrido (que exige uma nota mais baixa) e depois pedir transferência para um curso mais disputado, usando o mesmo resultado obtido no Enem.

O MEC informou que recebeu do Ministério Público Federal (MPF) uma argumentação favorável á mudança nas regras, visando "favorecer a meritocracia". A Ministério também já vinha discutindo o assunto internamente, no Comitê Gestor do Fies (CG- Fies ).

Lista de espera do Sisu

As instituições de ensino começaram sexta-feira,7, a convocar os estudantes da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2020.

Para acompanhar as próximas chamadas os candidatos precisam verificar as convocatórias feitas pelas instituições de ensino superior onde manifestaram interesse em participar dessa etapa. Cada instituição possui um cronograma próprio.

Os candidatos do Sisu que se inscreveram no sistema de seleção, mas que não foram selecionados em nenhuma das opções de curso, tiveram a chance de participar da lista de espera. A adesão para a lista de espera começou em 29 de janeiro e permaneceu aberta até 4 de fevereiro.

Sisu

O Sisu é uma das formas de ingresso à educação superior com a nota do Enem. Trata-se do sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a participantes do exame. Quem não conseguir uma vaga pelo Sisu, pode tentar uma vaga pelos vestibulares tradicionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.