Literatura infantil

Dicionário para entender adultos

Para pessoas que querem mudar o mundo, o escritor Virgilio Magalde apresenta o "dicionário de adultos" por meio dos olhos inocentes de uma menina questionadora

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Detalhe da capa do livro
Detalhe da capa do livro (livro a maria)

SÃO PAULO- Ser adulto é uma tarefa complicada, dizem as crianças sobre a vida de gente grande. Mal sabem elas que isso acontece porque é comum abandonar a criança que existe dentro de cada um depois da maioridade. A obra A Maria que não vai com as outras, do autor, professor e engenheiro eletricista Virgilio Magalde, revela como a interpretação do público infantil sobre a vida adulta é peça importante para grandes transformações ao longo dos anos.

Maria, personagem principal, é uma menina inquieta, inteligente e inconformada. Gosta muito de entender as coisas. Quando não consegue, é para os livros que recorre. Se nem a literatura ajuda, é ela mesma que estuda e cria. Foi assim que surgiu a ideia de escrever um “dicionário de adultos”, já que compreender a vida de gente grande parecia uma tarefa impossível.

Com uma visão inocente e ao mesmo tempo fascinante, ela escreve no dicionário inovador o que aprendeu sobre o amor, preconceito, conflitos, amizade, trabalho, dinheiro, felicidade e a vida em si.
Maria questiona tudo para tentar entender porque os adultos insistem em complicar as situações do dia a dia. Sem se dar conta, ela muda aos poucos a vida de todos a sua volta e ensina lições valiosas para aqueles que a conhecem.

A Maria que não vai com as outras é para adultos que gostam de uma leitura rápida e divertida. A obra mostra aos leitores, pelos olhos inocentes de uma criança, casos que acontecem diariamente tanto no âmbito familiar, quanto na escola e no círculo de amizades.

“É um tipo de vidro. Não tem tempo determinado e pode durar uma eternidade. Tem gente que não entende e sai jogando fora o amor. Já outras são mais conscientes e o reciclam. Reciclar faz bem. O amor por João vai sempre ser o amor para o João, mesmo que você não o queira usar mais. Você pode usar isso, que era uma garrafa, agora como copo. Você pode ter outros vidros depois e outros amores, mas se lembre de reciclar tudo. A natureza não pode pagar por isso”. diz o livro na página 19

Sobre o autor
Virgilio Magalde de Azevedo é escritor de poesia, contos e ficção e lançou seu primeiro livro em 2018. Formou-se em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela UGF, é professor e pesquisador nas áreas de educação e tecnologia. Possui Mestrado em Metrologia e Qualidade, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

É pós-graduado em Docência na Educação Profissional, pela Universidade Cândido Mendes, e em Engenharia de Produção pela UGF. O autor participa de oficinas literárias, dá palestras, dá cursos de escrita e mantém seu blog pessoal. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.