Balanço 2019

Avanço de sinal vermelho gera 1.595 multas em 2019 em São Luís

Dado é do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran); desde 2018, mais de 4,1 mil multas foram registradas por câmeras na cidade

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Avanço de sinal vermelho atingiu em 2019, em São Luís, 1.595 infrações, uma média de quase cinco inflações por dia, segundo o Detran
Avanço de sinal vermelho atingiu em 2019, em São Luís, 1.595 infrações, uma média de quase cinco inflações por dia, segundo o Detran (Sinal)

SÃO LUÍS - Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Maranhão apontam que, de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano passado, 1.595 infrações relacionadas a avanços de sinal vermelho em vias da capital maranhense foram registradas. Em média, quase cinco ocorrências do gênero entraram no banco de dados do órgão de controle por dia e geraram multas.

Ainda segundo o Detran, as desobediências às regras de trânsito foram registradas por câmeras de videomonitoramento, cujas instalações começaram em 2017. Considerando as infrações em 2018 contabilizadas, foram 4.149 ocorrências de avanços em sinal vermelho nos últimos dois anos.

Apesar do saldo considerado alto, o “avanço em sinal vermelho” foi apenas a nona ocorrência mais comum entre motoristas nas vias ludovicenses no ano passado. Das 137.230 infrações em 2019, 77.983 estiveram relacionadas a “transitar em velocidade superior a máxima permitida em ate 20%” em rua ou avenida. A falta do cinto de segurança foi a quinta irregularidade mais comum e - também flagradas por câmeras de videomonitoramento – ocorreu em 4.028 casos na cidade de São Luís em todo o ano passado.

A desobediência ao sinal vermelho superou outras infrações comuns, como dirigir utilizando celular. Em 2019, 1.192 motoristas foram alvos de multas por usarem o aparelho enquanto trafegavam pela cidade.

Após a quebra do contrato com a empresa até então detentora dos serviços, a Prefeitura de São Luís implantou no início de 2018 o Centro de Controle e Operações (CCO) – composto por sistema de videomonitoramento formado por 36 câmeras fixas e 32 câmeras de rotação de 360 graus. De acordo com o Município, “com o funcionamento regular do sistema, motoristas flagrados cometendo infrações de trânsito são autuados pelos agentes de trânsito que monitoram o equipamento”.

De acordo com o artigo 208 do Código de Trânsito, a penalidade por “furar” o sinal vermelho é considerada gravíssima e gera a perda de sete pontos na Carteira de Habilitação. Além da perda de pontos, é cobrada uma multa no valor de R$ 293,47.

Na cidade, é possível flagrar infrações do gênero a todo o instante. Em plena sexta-feira, 10, na rotatória entre as avenidas Marechal Castelo Branco e Colares Moreira, no São Francisco, vários motoristas cometeram o ato de passar no sinal vermelho. Em apenas meia hora, foram vinte veículos infringindo a lei.

Mais

Ainda de acordo com a Prefeitura, a ação de fiscalização realizada pelo videomonitoramento obedece à “Resolução 471, de 18 de dezembro de 2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”. A legislação foi alterada pela Resolução 532, de 17 de junho de 2015, que regula a fiscalização por câmeras de monitoramento nas vias urbanas.

Peça

Locais onde estão situadas algumas das câmeras de videomonitoramento:

- Avenida Jerônimo de Albuquerque, na entrada do Bequimão;

- Avenida Carlos Cunha, nas proximidades do São Luís Shopping;

- Avenida Magalhães de Almeida, perto do Mercado Central;

- Avenida Beira-Mar, na entrada da Ponte São Francisco;

- Cruzamento em frente ao Corpo de Bombeiros, no Centro;

- Rotatória do São Francisco;

- Avenida dos Holandeses, próximo ao quartel da Polícia Militar;

- Avenida Daniel de La Touche;

- Avenida Guajajaras, próximo ao supermercado Mateus;

- Entrada do Itaqui-Bacanga;

- Avenida Marechal Castelo Branco;

Fonte: Prefeitura de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.