Dia do Farmacêutico

CRF/MA reforça importância do farmacêutico para a saúde

No Maranhão, são mais de 4 mil farmacêuticos inscritos no Conselho, atuando em sua maioria nas farmácias comunitárias, onde é registrado o contato mais próximo com o usuário de medicamentos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Presidente do CRF, Gizelli Coutinho
Presidente do CRF, Gizelli Coutinho (farmaceutico)

São muitos os casos de intoxicação pelo uso indiscriminados de medicamentos, ou seja, a automedicação, uma prática cada vez mais comum à sociedade que pode ocasionar sérios riscos à vida. Em campanha contra esse hábito, o Conselho Regional de Farmácia do Maranhão (CRF/MA), pelas comemorações do Dia do Farmacêutico – hoje, 20 de janeiro -, levanta essa grande problemática de saúde pública e chama a atenção da população para a importância de buscar pelo auxílio do profissional farmacêutico.

No Maranhão são mais de 4 mil farmacêuticos inscritos no Conselho, atuando em sua maioria nas farmácias comunitárias, onde é registrado o contato mais próximo com o usuário de medicamentos. Além da venda de produtos, o farmacêutico é habilitado a orientar o paciente, administrar a medicação, monitorar a pressão arterial, a glicemia capilar, e a temperatura corporal, realizar pequenos curativos, e participar de campanhas de promoção à saúde. Alguns estabelecimentos já contam com consultórios farmacêuticos para um atendimento personalizado ao paciente.

A farmacêutica Gizelli Coutinho, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão, reforça que o farmacêutico é um agente essencial para a saúde do usuário de medicamentos. “Todos os estabelecimentos farmacêuticos contam com um profissional em seu horário de atendimento, e em regime de plantão. A sociedade deve banir a automedicação do seu dia a dia, pois essa prática pode agravar o quadro clínico, ocasionando muitas vezes a resistência bacteriana, ou até mesmo o óbito”, adverte a presidente.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), apresentou, no ano passado, dados importantes da pesquisa realizada em todos os estados brasileiros sobre Uso Racional de Medicamentos, entre eles, que 80% dos brasileiros se automedicam, e 77% se medicaram sem prescrição.

Outra pesquisa encomendada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), publicada em 14 deste mês, constatou um cenário em que oito a cada 10 pessoas se automedicam no país, a maioria mulheres, e em maior número nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.