Estado Econômico

Senac/MA promove o Encontro de Egressos 2020

Objetivo é fazer com que os participantes continuem se qualificando

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(senac)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Maranhão (Senac/MA) promove no próximo dia 24, o Encontro de Egressos 2020, a partir das 8h na unidade do Senac localizada na Rua do Passeio (Centro), com o intuito de aproximar os ex-alunos da instituição.

No Encontro, que deve contar com a presença do diretor regional, José Ahirton Batista Lopes, serão ofertadas diversas oficinas aos que concluíram os cursos em 2019, trazendo atualização de conhecimentos e habilidades aos participantes. A expectativa é atender mais de 570 ex-alunos, com ações nas áreas de beleza, gastronomia, informática, saúde, gestão, comércio e comunicação.

Dentre as atividades planejadas, estão as oficinas de hambúrguer gourmet, dicas de maquiagem, redes sociais como ferramenta de marketing, relacionamento com o cliente, Excel avançado, Power Bi, entre outras. Além disso, haverá o sorteio de livros de todas as áreas trabalhadas no Senac e de um voucher valendo 50% de desconto em cursos da programação 2020, com carga horária de até 160h.

O objetivo é fazer com que os participantes continuem se qualificando profissionalmente e se cadastrem no Banco de Oportunidades, que faz o encaminhamento de vagas de emprego exclusivas aos egressos.

O projeto é uma forma de oferecer amparo aos concludentes dos cursos, que muitas vezes sentem dificuldades em se inserir no mercado de trabalho. Para se inscrever no evento, os ex-alunos podem ir ao Banco de Oportunidades, localizando na Rua do Passeio - Centro, ou preencher um formulário eletrônico que será
enviado para cada um.

Crescimento do varejo

A Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) reduziu a expectativa de fechamento das vendas no varejo ampliado em 2019 de +4,3% para +4,0%, bem como reavaliou de +5,5% para +5,4% sua expectativa para o ano de 2020.
Restando apenas a divulgação dos dados relativos a dezembro de 2019, observa-se que ano passado o comércio varejista seguiu trajetória de recuperação, registrando avanço no volume de vendas pelo terceiro ano consecutivo.

Fiema e Apex

A diretoria da Fiema recebeu a visita do assessor da presidência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Márcio Rodrigues; do coordenador de relações institucionais da agência, Wilson Bezerra; e do responsável pelo escritório da Apex no Nordeste, Sergio Ferreira.
O crescimento das relações econômicas internacionais e nacionais do Maranhão foi o objetivo da reunião que serviu como aproximação entre a agência e a Fiema.

Home office

O escritório doméstico ou home office é o tema do workshop gratuito que acontece neste sábado (18), das 9h30 às 11h, na loja Potiguar da Cohama, localizada na avenida Daniel de La Touche.
Convidada pela Potiguar, a arquiteta Yasmim Vieira Melo vai dar dicas práticas sobre como deve ser o espaço do home office, além de móveis, iluminação, ferramentas e decoração para criar um escritório funcional e muito produtivo sem gastar muito. O curso é aberto ao público.

Instabilidades na Receita

Problemas apresentados no ambiente online da Receita Federal desde o dia 15 deste mês, vêm provocando uma série de dificuldades para empresas e contabilidades de todo o país, como ter acesso aos sistemas de Emissão de Certidão Negativa e Situação Fiscal, Parcelamentos Especiais, Simples Nacional - consulta aos documentos de arrecadação (DAS0 pagos), entre outros.
Segundo o Serpro, a previsão é que os serviços sejam restabelecidos de forma gradativa até este domingo (19).

Convenção Coletiva

Convenção Coletiva assinada entre a Fecomércio-MA e o Sindicato dos Vigias, Porteiros, Fiscais e Similares de Empresas Comerciais do Maranhão reajusta em 3%
os salários de vigias, porteiros ou fiscais de empresas que estejam instaladas no interior do estado e que tenham até 10 empregados, e em 4% para os demais estabelecimentos.

Frase

“Garantiremos ao Crea/MA espaço físico adequado, para que possa prestar atendimento com mais qualidade”

Joel Krüger
Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea)

Varejo

Casas Bahia em Imperatriz
O Maranhão vai ganhar mais uma unidade da Casas Bahia Smart com a inauguração de loja no Shopping Imperial, na Rodovia BR-010, na cidade de Imperatriz. Com conceito inovador, loja oferecerá diversas facilidades para os consumidores da região.

Acesso a oportunidades
A população negra e de baixa renda tem menos acesso a oportunidades de trabalho, educação e saúde. É o que mostra um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O acesso a transporte também estava entre as dificuldades dessa parcela da sociedade.

Mercado de especializações
Uma tendência nas instituições da área de negócios nos Estados Unidos está invadindo o mercado brasileiro: agregar diferentes áreas para a oferta de especializações com ganho de tempo e menores custos.
O resultado tem sido positivo, com vantagens substanciais para empreendedores dos mais diferentes ramos. No Maranhão, quem aderiu a essa novidade foi a Faculdade de Negócios Faene, com sede no Residencial Pinheiros, em São Luís, sob a coordenação do professor Ricardo André CarreiraA Faene lançou o MBA em Produção, Manutenção e Qualidade, um de seus grandes trunfos em 2020.

Confiança do empresário
O Índice de Confiança do Empresário
do Comércio (Icec) atingiu em janeiro deste ano 126,6 pontos, em uma escala de zero a 200. É o maior patamar para um mês de janeiro desde 2013.
O resultado é 2% maior que o observado em dezembro e 4,7% maior do que o registrado em janeiro de 2019.

Calendário de cursos do IEL
O calendário anual do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no Maranhão será aberto neste primeiro trimestre com a realização, nos meses de fevereiro e março, de 17 cursos de capacitação empresarial, nas cidades de São Luís e Imperatriz, cujas inscrições já estão disponíveis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.