Premiação

Rayssa Leal, a "Fadinha" concorre ao prêmio Laureus

Cerimônia, que celebra os melhores do esporte no mundo, acontece no dia 17 de fevereiro, em Berlim (Alemanha); a atleta maranhense concorre na dição deste ano na categoria Atleta de Ação do Ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

São Luís -A maranhense, Rayssa Leal, conhecida como “Fadinha”, prodígio do skate, concorre na edição deste ano do Laureus, a principal premiação do universo esportivo. Ela concorre como Atleta de Ação do Ano. Além dela os brasileiros Italo Ferreira, campeão mundial de surfe, e o zagueiro Neto, representando a Chapecoense, por sua vez, estão entre os indicados a momento esportivo mais inspirador das últimas duas décadas, período de existência do Laureus.

Italo e Rayssa, que estão na mesma categoria, terão a concorrência dos americanos Carissa Moore (surfe), Chloe Kim (snowboard) e Nyjah Huston (skate) e do canadense Mark McMorris (snowboard). Já a Chapecoense é a única representante brasileira numa disputa definida pela opinião popular.

Fadinha proporcionou um momento histórico para o skate brasileiro em julho do ano passado, em Los Angeles. A maranhense de apenas 11 anos conquistou pela primeira vez uma etapa da SLS (Mundial de Skate Street), se tornando a mais jovem atleta a conseguir essa façanha. A etapa americana conta pontos para o ranking olímpico.
Rayssa disputou uma etapa do maior campeonato do mundo de skate na modalidade “street”, pela terceira vez. Na grande final, disputadíssima até a última manobra, a menina acertou todas as suas cinco tentativas de manobras (4.8 / 5.4 / 7.0 / 6.1 / 4.7) e somando as maiores conseguiu terminar na primeira colocação.

Membro da seleção brasileira, a skatista é um dos destaques da modalidade no país. E sua fase é espetacular. Este ano, ela venceu o Far’N High, na França, e ainda foi bronze na Street League Skateboarding (SLS), em Londres. A atleta ficou conhecida como "Fadinha do skate" por andar vestida de fada com apenas 7 anos. A grande meta para 2020 são os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Nas principais categorias, a briga é entre nomes de peso no esporte.

O hexacampeão da Fórmula 1 Lewis Hamilton concorre com o tenista Rafael Nadal e o craque Lionel Messi, além do maratonista Eliud Kipchoge, do piloto da MotoGP Marc Márquez e do golfista Tiger Woods ao prêmio de melhor atleta masculino.

Entre as mulheres, a supercampeã da ginástica Simone Biles é a principal adversária do ícone do futebol Megan Rapinoe. Também estão na disputa as velocistas Shelly-Ann Fraser-Pryce e Allyson Felix, a tenista Naomi Osaka e a esquiadora Mikaela Shiffrin.

A seleção de futebol feminino dos EUA, capitaneada por Rapinoe no título mundial, rivaliza com o Liverpool campeão da Champions pelo prêmio de time do ano. Já entre as revelações, os destaques são as tenistas Coco Gauff, dos EUA, e Bianca Andreescu, do Canadá.

Os vencedores do Laureus serão definidos através dos votos de 68 membros da Academia e serão conhecidos no dia 17 de fevereiro, durante cerimônia em Berlim, na Alemanha.

O Laureus do Esporte Mundial é um prêmio concedido anualmente aos esportistas de maior destaque durante o ano anterior. Criado em 1999 pela Founding Patrons Daimler and Richemont e patrocinada pela parceria com Mercedes-Benz, IWC Schaffhausen e Vodafone. A lista de nominados é selecionada por jornalistas esportivos de diversos países do mundo. Eles são convidados pela Laureus Foundation para nominar os finalistas no mês de fevereiro de cada ano.

Confira todos os indicados ao Laureus

Atleta Masculino do Ano

Rafael Nadal (Espanha/Tênis)

Marc Márquez (Espanha/MotoGP)

Lionel Messi (Argentina/Futebol)

Lewis Hamilton (Reino Unido/Fórmula 1)

Eliud Kipchoge (Etiópia/Atletismo)

Tiger Woods (EUA/Golfe)

Atleta Feminina do Ano

Megan Rapinoe (EUA/Futebol)

Simone Biles (EUA/Ginástica artística)

Allyson Felix (EUA/Atletismo)

Shelly-Ann Fraser-Pryce (Jamaica/Atletismo)

Naomi Osaka (Japão/Tênis)

Mikaela Shiffrin (EUA/Esqui)

Atleta de Ação

Italo Ferreira (Brasil/Surfe)

Carissa Moore (EUA/Surfe)

Chloe Kim (EUA/Snowboard)

Rayssa Leal (Brasil/Skate)

Nyjah Huston (EUA/Skate)

Mark McMorris (Canadá/Snowboard)

Time do Ano

Seleção feminina de futebol dos EUA

Liverpool (Futebol)

Mercedes (Fórmula 1)

Seleção de rugby da África do Sul

Toronto Raptors (NBA)

Seleção masculina de basquete da Espanha

Revelação do Ano

Coco Gauff (EUA/Tênis)

Bianca Andreescu (Canadá/Tênis)

Egan Bernal (Colômbia/Ciclismo)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.