Política | Internacional

Acordo entre Brasil e Moçambique está pronto para apreciação

Senador Marcos do Val, relator do projeto, é favorável ao acordo, por entender que pode ajudar no desenvolvimento dos dois países
08/01/2020 às 11h00
Acordo entre Brasil e Moçambique está pronto para apreciaçãoMarcos Oliveira/Agência Senado

BRASÍLIA - Já está pronto para votação em Plenário o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 631/2019 que trata do acordo de cooperação técnica entre Brasil e Moçambique para diversificar a presença empresarial brasileira no país africano, estimular exportações e promover a integração produtiva entre os dois países.

Os investimentos brasileiros naquele país, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, ultrapassam US$ 9,5 bilhões. Os principais projetos brasileiros em Moçambique estão associados às áreas de mineração, energia e construção civil. O acordo, assinado por representantes do Executivo dos dois países em Maputo, capital de Moçambique, em 30 de março de 2015, prevê mecanismos que podem ajudar a reduzir a burocracia e ainda a possibilidade de uso de cooperação multilateral, com parcerias com outros países, organizações internacionais e agências regionais.

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou, em outubro passado, o relatório do senador Marcos do Val (Podemos-ES) sobre o projeto. O relator observou que a cooperação técnica bilateral pode ajudar a impulsionar o desenvolvimento dos dois países. Caso seja aprovado em Plenário, o texto vai à promulgação.

Fonte: Agência Senado

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte