Simbologia

Sesc celebra tradicional Queimação de Palhinha nesta terça

A tradição retrata a visita dos reis magos ao recém-nascido na manjedoura e simboliza o desprendimento das impurezas do ciclo que encerrou e a esperança de um novo ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Queimação de palhinha no Sesc
Queimação de palhinha no Sesc (queimação de palhinha)

Em comemoração ao Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro, o Grupo Social de Idosos (GSI) do Sesc realiza a tradicional “Queimação de Palhinha”. O ritual religioso fecha o ciclo das festas natalinas com o desmonte das árvores e dos presépios. A cerimônia acontece na terça-feira, dia 7 de janeiro, a partir das 17h30, no Ginásio Charles Moritz, no Sesc Deodoro e inclui também a apresentação do Pastor Menino Jesus, do Grupo de Convivência da Terceira Idade do Sesc.

A tradição retrata a visita dos reis magos ao recém-nascido na manjedoura e simboliza o desprendimento das impurezas do ciclo que encerrou e a esperança de um novo ano repleto de bênçãos. As palhas, uma planta chamada murta usada para decorar os presépios, são queimadas em um fogareiro, produzindo um aroma agradável.

Ritual religioso centenário, a Queimação de Palhinha acontece anualmente no dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis. Nesse dia, comunidades mais apegadas às tradições desmontam o presépio, reproduzindo a cena do nascimento de Jesus e a visita dos reis magos ao recém-nascido, na manjedoura, com cerimônia realizada por meio de ladainhas, rezas e orações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.