Turismo

Aumenta número de turistas na Praia Grande durante período de férias

Movimento cresceu substancialmente nas últimas semanas, sendo que os visitantes são provenientes das diversas cidades do interior do Maranhão e, também, de estados como Pará, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Turistas se encantam com a beleza arquitetônica e cultural do  Centro Histórico de São Luís
Turistas se encantam com a beleza arquitetônica e cultural do Centro Histórico de São Luís (turismo)

São Luís - O mês das férias é também de aumento do fluxo de turistas na Praia Grande, um dos pontos mais visitados de São Luís. O movimento cresceu substancialmente nas últimas semanas e os visitantes são provenientes das diversas cidades do interior do estado e, também, de estados como Pará, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Ontem, o vaivém de pessoas começou por volta das 10h. Os turistas foram à procura, principalmente, do artesanato maranhense nas barracas dispostas, provisoriamente, nas ruas, enquanto são finalizadas as obras do Mercado da Praia Grande. “É minha primeira vez aqui e estou gostando bastante. Vim ver as novidades do Centro Histórico”, disse a professora Josilma Aquino, de Belém do Pará.

Tamires Viana, de Amarante do Maranhão, conferia os quadros comercializados sobre a calçada. “Achei lindo e estou analisando. Estou a passeio com a minha família e estou gostando bastante”, contou, enquanto caminhava e tirava fotos na Rua Portugal.

Os turistas também aproveitaram para conhecer o Museu de Artes Visuais, instalado em um casarão do século XIX, composto de três pavimentos e um mirante e que encanta os visitantes. O museu, localizado na Rua Portugal, foi reaberto ano passado e agora dispõe de climatização, auditório e elevador para acessibilidade.

Segundo o agente administrativo Ezequias Viana, que trabalha no museu, o fluxo de visitantes aumentou nas últimas semanas. “Aos domingos, nós abrimos das 9h às 13h e, assim, podemos receber também os turistas que estão de passagem pela nossa cidade”, frisou.
Os turistas geralmente começam o passeio pela Praça Benedito Leite, onde acontece a feira permanente organizada pela Prefeitura de São Luís. De lá, após conferirem a programação musical, os produtos artesanais e a comida típica maranhense, eles descem a ladeira em direção à Praia Grande. Vera Ritter, turista do Rio Grande do Sul, estava com o marido e parou para perguntar preços de doces regionais maranhenses.

Usando um chapéu de palha para se proteger do sol, a visitante parecia interessada nas iguarias. “Me chamou atenção e me aproximei para saber mais detalhes”, disse ela, enquanto lia as informações sobre o doce de buriti vendido na barraca da comerciante Ariadne Cruz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.