Retrospectiva 2019

Só faltou o mundo para o Flamengo fechar temporada espetacular

Mesmo com a derrota para o Liverpool, os flamenguistas fecham 2019 com muito orgulho de sua equipe, que levantou três taças

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
flamengo foi campeão do Brasileirão desta temporada sem entrar em campo
flamengo foi campeão do Brasileirão desta temporada sem entrar em campo (FLAMENGO RETROSPECTIVA)

RIO - A temporada do Flamengo encheu o torcedor de orgulho. Campeão do Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro e Libertadores, os rubro-negros ficara próximos do Mundial. Mesmo com a derrota para o Liverpool-ING, os flamenguistas fecham 2019 com muito orgulho de sua equipe.

No início da temporada, ainda sob o comando de Abel Braga, o Flamengo oscilou, mas já mostrava que estava em ascensão. Mesmo sendo campeão Carioca e classificado na Libertadores, a diretoria rubro-negra estava insatisfeita com o trabalho do treinador e contratou o português Jorge Jesus, que mudou a equipe de patamar no cenário nacional.

Jorge Jesus assumiu e , aliado a chegada de alguns reforços, com os laterais Rafinha e Filipe Luís, além do meia Gerson, emplacou um futebol que dava gosto de ver. O resultado disso, foi a conquista do Campeonato Brasileiro, com ampla vantagem sobre os rivais, além do título da Libertadores, em final emocionante contra o River Plate-ARG.

No Mundial, a boa atuação na derrota para o Liverpool, na prorrogação, mostrou que o Flamengo está no caminho certo para manter a hegemonia conquistada em 2019. Agora, o pensamento é repetir os feitos deste ano para retornar a competição em 2020.

A diretoria já vem se movimentando no mercado e deve anunciar nos próximos dias reforços para o elenco. O zagueiro Gustavo Henrique e o atacante Pedro Rocha estão perto de serem anunciados.

Primeiro título da temporada

O Flamengo começou o Campeonato Carioca com alguns tropeços. A campanha irregular na Taça Guanabara culminou na eliminação para o Fluminense, na semifinal. Na Taça Rio, mesmo com o foco dividido com a Libertadores, a equipe começou a mostrar força e conquistou o Segundo Turno. Na decisão, mesmo com uma escalação alternativa, derrotou o Vasco na disputa de pênaltis.

Nas finais, já embalado, o Flamengo passou pelo Fluminense na semifinal e derrotou o Vasco nas duas partidas da final.

Tropeço mínimo

O Flamengo entrou nas oitavas de final da Copa do Brasil e reencontrou o Corinthians, algoz do ano anterior. No entanto, desta vez, os rubro-negros não deram chance para o azar e venceram os dois confrontos.

Nas quartas de final, o adversário foi o Athletico. No duelo de ida, o empate por 1 a 1 deu confiança para os cariocas. Só que no Maracanã, uma nova igualdade levou a decisão para os pênaltis. Os cariocas desperdiçaram várias cobranças e viram os paranaenses se classificarem.

Após 38 anos, o título

Na Libertadores, o Flamengo iniciou a campanha na Fase de Grupos, mas os fantasmas no passado quase atrapalharam a equipe. A classificação para a fase de grupo veio somente na última rodada, com o empate com o Peñarol-URU. Mesmo assim, a diretoria optou pela saída de Abel Braga.

Nas oitavas de final, os flamenguistas tiveram seu pior momento da competição. A derrota por 2 a 0 para o Emelec-EQU no confronto de ida deixou a torcida apreensiva. No Maracanã, os rubro-negros conseguiram igualar o placar de Guayaquil e levaram a decisão para as penalidades. O goleiro Diego Alves brilhou e acabou com o medo dos torcedores.

A partir dai, o Flamengo embalou na competição. Nas quartas de final, o adversário foi o Internacional. A boa vitória no Maracanã deu tranquilidade para a equipe conseguir o empate no Beira-Rio e se garantir na semifinal.

Por um lugar na final, os rubro-negros tiveram pela frente o Grêmio. No duelo de ida, em Porto Alegre, o Flamengo teve a chance de matar o confronto, mas saiu de campo com um empate. Só que na volta, no Maracanã, uma atuação de gala e a goleada por 5 a 0 coroaram a passagem para a decisão.

O título da Libertadores veio com dose de polêmica. A partida final contra o River Plate-ARG seria em Santiago, no Chile, mas os conflitos nas ruas da capital fizeram a Conmebol optar pela mudança para Lima.

Na decisão, o Flamengo viu o River Plate abrir o placar e segurar o resultado até os minutos finais. Com calma, os rubro-negros viraram com dois gols de Gabriel para acabar com o jejum do clube na competição.

Brasileirão

O Flamengo iniciou o Brasileiro de forma irregular. O técnico Abel Braga era criticado por poupar os titulares em alguns jogos por conta da Libertadores. A obsessão pelo título fez a diretoria optar pela demissão do treinador e a contratação do português Jorge Jesus.

Jorge Jesus teve tempo para trabalhar com o elenco na parada para a Copa América. No retorno, o Flamengo embalou na Série A e assumiu a liderança após a vitória sobre o Ceará, em Fortaleza. Aliado a isso, Santos e Palmeiras tropeçavam no campeonato e no confronto direto foram derrotados pelos cariocas.

A partir do momento que passou a liderar, o Flamengo uma série de vitórias no campeonato e dispararam na liderança. O título era questão de tempo. Os adversários caiam a cada rodada frente ao bom futebol mostrado pelos rubro-negros.

O título foi conquistado sem mesmo entrar em campo. No dia seguinte da final da Libertadores, o Palmeiras tropeçou e decretou matematicamente mais uma taça para o Flamengo.

Não deu, mas o orgulho permanece

O Flamengo chegou ao Mundial focado na busca pelo segundo título. Na semifinal, o adversário foi o Al Hilal-ARA, que havia sido comandado por Jorge Jesus.

No primeiro tempo, atuação muito abaixo do normal. Os árabes aproveitaram os espaços para abrir o placar antes dos 45 minutos. Só que na etapa final, após os ajustes feitos pelo treinador, conseguiu a virada com gols de Bruno Henrique, Arrascaeta e um gol contra.

Na decisão, o aguardado reencontro com o Liverpool, campeão da Champions. Em um confronto equilibrado, o Flamengo foi melhor em boa partida dos 90 minutos e levou o jogo para a prorrogação.

Na prorrogação, o Liverpool mostrou porque é considerado o melhor time do mundo e aproveitou um contra-ataque para marcar o gol do título, marcado pelo brasileiro Roberto Firmino. Mesmo com a derrota, a torcida apoiou a equipe após o apito final.

"Foi um jogo, a final do campeonato de clubes do mundo, que traduziu, de fato, duas grandes equipes. Liverpool campeão da Champions, primeiro classificado no inglês, com o Flamengo no mesmo patamar. Duas equipes que, durante 90 minutos, tiveram várias oportunidades para fazer gol. O Flamengo só não esteve melhor nas três faltas. Posse de bola teve melhor. O Flamengo jogou com olhos nos olhos, tendo durante o jogo, óbvio, algumas vezes o Liverpool por cima, outras vezes o Flamengo por cima. Faz parte do jogo", declarou Jorge Jesus após a partida.

Objetivo é a manutenção da hegemonia

O bom desempenho no Mundial deixou claro que o Flamengo está no caminho certo. O objetivo da diretoria é manter os principais jogadores e trazer reforços para serem incorporados ao elenco.

Além disso, a diretoria espera fechar logo a renovação do atacante Gabriel, artilheiro da equipe na temporada. "Não tem nada ainda, mas a gente teve uma boa reunião lá. A relação continua muito boa. Se não acontecer nada ainda esse ano, a gente tenta finalizar em janeiro. Exatamente como foi nesse ano" disse.

O zagueiro Gustavo Henrique e o atacante Pedro Rocha estão praticamente certo e devem ser anunciados nos próximos dias. A intenção é melhorar o elenco para a próxima temporada e manter a força da equipe após as substituições.

NÚMEROS:

Jogos: 76
Vitórias: 50
Empates: 17
Derrotas: 9
Gols Pro: 153
Gols Contra: 66
Saldo de gols: + 87

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.