Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Contagem regressiva para a virada

Começou a contagem regressiva para as festas de Réveillon e uma das mais procuradas é a do Villa Reale, que receberá como atração principal a dupla formada pelas cantoras Maiara e Maraisa, que estão na crista da onda e fazem sucesso por onde passam. A festa da virada no Villa, da Avenida Litorânea, terá vários espaços e outras atrações para complementar. O público vai se despedir de 2019 em grande estilo e muito bem instalado.

Fernando e Ana Tereza Santos com o pai e fundador do projeto social na Divineia, Manoel dos Santos Arteiro
Fernando e Ana Tereza Santos com o pai e fundador do projeto social na Divineia, Manoel dos Santos Arteiro

Comunidade portuguesa em prol da educação

A comunidade portuguesa de São Luís reuniu-se para inaugurar a nova sede do Instituto Beneficente Áurea Faria e, também, a sede da Escola Comunitária Prof. Luiz Pinho Rodrigues, no bairro Divineia, no Olho d’Água. A estrutura foi construída com recursos doados pela entidade mantenedora, que é a Sociedade Humanitária 1º de Dezembro, representada pelo cônsul honorário de Portugal no Maranhão, Abraão Freitas Valinhas Jr., e pelo presidente da Diretoria Executiva, José Maria Alves da Silva. Com 1.720 metros quadrados de área construída, além de uma quadra poliesportiva, a nova escola beneficiará mais de 300 crianças.

Afonso Domingos Borges Ferreira, Creso Demétrio e Vitor Afonso Borges Ferreira
Afonso Domingos Borges Ferreira, Creso Demétrio e Vitor Afonso Borges Ferreira
José Maria Alves da Silva, Carlos Nina, Manuel Faria e José da Silva Vilas Boas
José Maria Alves da Silva, Carlos Nina, Manuel Faria e José da Silva Vilas Boas
Cândida Valinhas, o casal Conceição e Abraão Valinhas Jr. (cônsul honorário de Portugal no Maranhão), Davi Valinhas, D. Ana Valinhas e Guilherme Valinhas
Cândida Valinhas, o casal Conceição e Abraão Valinhas Jr. (cônsul honorário de Portugal no Maranhão), Davi Valinhas, D. Ana Valinhas e Guilherme Valinhas
D. Maria de Nazareth Feres, Júlio Moreira Gomes Filho com a filha Valentina e a esposa Maria Letícia
D. Maria de Nazareth Feres, Júlio Moreira Gomes Filho com a filha Valentina e a esposa Maria Letícia

Bolsonaro e reeleição
Faço coro com aqueles que, olhando para os números e para o Brasil, concluem que Jair Bolsonaro caminha firme para a reeleição.
Faço a afirmação baseado no cenário atual. Faltam pouco mais de três anos para o começo da campanha e até lá, é claro, muita coisa pode mudar.
Mas em dezembro de 2019, a economia dá sinais de melhora: juros baixos, inflação controlada e uma pequena reação nos índices de emprego, que deve se acentuar nos próximos meses.
Não somos diferentes de americanos e europeus. Votamos com o bolso.

Bolsonaro e reeleição 2
Some-se a isso o sucesso da pauta conservadora, tudo temperado com arrasadores surtos verbais.
Muitos até se chocam, mas os numerosos seguidores do ex-capitão aplaudem os que, com o mesmo discurso, o elegeram ano passado.
Nesse contexto, dizer que um repórter tem cara de gay, como se isso fosse uma ofensa, não retira um voto sequer do pai do Flávio, do Carlos e do Eduardo.
Cabe ressaltar: sempre pode haver um tsunami. Entre laranjas e rachadinhas, a família Bolsonaro tem seus calcanhares de Aquiles. A dúvida é se as acusações colarão na imagem do presidente.

Bolsonaro e reeleição 3
A favor da reeleição, há ainda uma esquerda enfraquecida e refém de um ex-presidente atolado em condenações por corrupção. E um centro encolhido que não chega nem perto de um projeto de unidade. Se o emprego reagir e as brisas da economia se transformarem em ventos, ninguém segurará Bolsonaro.
Ainda mais se o seu próximo vice for mesmo Sérgio Moro, um ministro mais popular que o próprio presidente.
É cedo, mas os sinais já estão todos lá, no horizonte de 2022.

Banco de Leite
Na semana passada, o deputado estadual Adriano Sarney participou da solenidade que celebrou duas décadas de fundação do Banco de Leite Humano, vinculado ao Hospital Universitário Presidente Dutra.
Na ocasião, foi apresentado um histórico e a retrospectiva das atividades promovidas ao longo desse período e reconhecida a dedicação dos profissionais da saúde no que diz respeito à realização de ações que contribuem para o resgate e apoio da prática da amamentação.

Banco de Leite 2
É mister informar que o Banco de Leite funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A estrutura tem consultórios pediátricos, sala de reunião para palestras com as mães, sala de estudo e pesquisa e sala de pesagem dos bebês.
Todo o leite doado passa por um processo de pasteurização e é submetido a controle de qualidade antes de ser distribuído a bebês prematuros e aos clinicamente impossibilitados de recebê-lo do seio materno. Há, também, serviços de orientação e tira-dúvidas sobre aleitamento materno.

Homenagem na Câmara
A Câmara Municipal de São Luís reconheceu o trabalho de várias personalidades da cidade com a maior honraria da Casa Legislativa: Medalha Simão Estácio da Silveira.
Entre os agraciados, estava o presidente do Grupo Mercúrio, empresário Paulo Braid Ribeiro, indicado para a condecoração pelo vereador e médico Gutemberg Araújo.
O destaque deve-se aos relevantes serviços prestados pelas diversas empresas da holding que atua na área de saúde há mais de três décadas, além da ação social que, atualmente, é a maior da iniciativa privada em prol do Hemomar, ou seja, a campanha de doação de sangue do Grupo Mercúrio.

Cidadã Maranhense
A professora paulista Kátia Evangelista Régis, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tornou-se Cidadã Maranhense. Ela foi homenageada e
recebeu o título na semana passada, na Assembleia Legislativa do Maranhão. A sessão solene foi solicitada pelo deputado estadual Duarte Júnior.
Entre outras coisas, a homenageada implantou, na universidade, o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, do qual, atualmente, é coordenadora. O pedido para a concessão partiu de acadêmicos e professores da UFMA.

DE RELANCE

Natal ou Noel?
Em meus tempos de criança, a noite de 24 para 25 de dezembro era de alegre contrição. Festejávamos o nascimento de quem renovou a ideia de solidariedade e amor. Hoje, quando até tolices nos alegram, nem sabemos o que seja “contrição”. Há, até, os que confundem com “contribuição” e – usando falsamente o nome do menino – arrecadam milhões inventando “igrejas”.

Natal ou Noel? 2
O presépio desapareceu. O Natal do menino Deus foi substituído por Noel, um inventado velhinho barbudo, com roupa e gorro vermelhos e que só diz “ho, ho”. A tola interjeição substitui a mensagem de amor, mas nem notamos. De uns a outros, desejamos “boas festas” sem saber o que festejamos. Pode ser, até, o Ano-Novo, mas o Natal foi esquecido, suplantado por Noel.

Natal ou Noel? 3
Os presentes perderam o sentido. Nasceram para recordar o presente maior que a humanidade recebeu com o nascimento de quem reimplantou a visão de amor. E tão destemido era que nos legou um novo mandamento – “ama ao próximo como a ti mesmo”. Hoje, a disputa domina tudo e espezinhamos o próximo.

Natal ou Noel? 4
Não critico a alegria que envolve o Natal, mas o fato de perder o sentido original e se tornar mera corrida às compras para presentear por hábito ou obrigação social. Os meios de comunicação falam da data como “propulsor da economia” e as estatísticas apontam pobres empregos temporários como salva-vidas no naufrágio da recessão. Não se recorda que os pais fugiam da perseguição de um rei odioso e que, por isso, o menino nasceu numa estrebaria e teve por berço uma manjedoura.

Natal ou Noel? 5
Mas ainda há meios de que o Natal reviva e que Papai Noel não seja um intruso na data que usurpou. Basta readquirir a consciência de que a vida é soma de solidariedade, respeito, compreensão e compaixão. Assim, amor e entendimento suplantarão o ódio que, mais do que nunca, agora tenta se implantar.

Fé no verão
A Igreja Católica lança nesta semana um serviço online de localização de missas e igrejas na praia. O Sineiro – www.sineiro.com – mostrará ao fiel a próxima missa em um raio de um quilômetro. A área da busca poderá ser ampliada. Também será possível pesquisar por dia da semana ou endereço. O Sineiro ainda não é um app, mas sim um site adaptado aos diversos tamanhos de telas – celulares ou computadores.

Saída temporária
Um total de 793 pessoas que cumprem pena no regime semiaberto no Maranhão recebeu a autorização para saída na última sexta-feira e deverá retornar aos estabelecimentos até o dia 27. Os recuperandos beneficiados com a saída temporária não poderão ausentar-se do Maranhão e deverão recolher-se às suas residências até as 20h.

Acelerou
Se o Supremo Tribunal Federal (STF) não tivesse resolvido pela volta do DPVAT, o Congresso teria tomado essa decisão. Essa era a tendência da comissão na Câmara que vinha analisando a medida provisória. A volta do DPVAT não significa que a cobrança obrigatória do imposto não enfrenta problemas. As suspeitas de irregularidades no processo, levantadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), precisam ser apuradas. Esse é um sistema que necessita de mais transparência.

ANP no posto
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai lançar, no dia 1º de janeiro de 2020, o aplicativo “ANP no posto”, que estará disponível para baixar gratuitamente nas lojas Play Store e App Store.
O aplicativo será lançado em caráter experimental. A ferramenta possibilitará aos consumidores acesso aos postos próximos de sua localização, bem como aos preços praticados e às informações de qualidade disponíveis.

Para escrever na pedra:
“Um sonho que não é perigoso, que não provoca críticas e que agrada a todos não merece ser chamado
de sonho”. De Paulo Coelho, escritor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.