Eleição

Nova mesa diretora do TJ para o biênio 2020/2022 é escolhida

Disputaram a presidência do tribunal os desembargadores Nelma Sarney e Lourival Serejo; em disputa acirrada, Serejo acabou sendo eleito com 16 votos contra 14 de Nelma

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Composição do pleno do TJ estava completa para a votação para escolha da nova mesa diretora
Composição do pleno do TJ estava completa para a votação para escolha da nova mesa diretora (Tribunal de Justiça)

A Mesa Diretora que vai comandar o Poder Judiciário maranhense no biênio 2020/2022 foi escolhida ontem em disputa acirrada no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O presidente eleito pela Corte foi o desembargador Lourival Serejo. O futuro vice-presidente será o desembargador Bernardo Rodrigues. Completa a nova mesa diretora o desembargador Paulo Velten, que será o corregedor-geral da Justiça. Os eleitos tomarão posse, em sessão solene, na última sexta-feira útil de abril do próximo ano.
Na eleição para presidente, o desembargador Lourival Serejo obteve 16 votos, enquanto a desembargadora Nelma Sarney recebeu 14.
Pelas regras do tribunal, Nelma Sarney acabou não sendo eleita devido a um voto isto porque caso a votação terminasse empatada, seria a desembargadora eleita porque o critério para desempate é a antiguidade.
Com a eleição de Lourival Serejo, o Trbunal de Justiça manteve por mais uma eleição a ruptura com o acordo de comandar o tribunal o desembargador segundo o critério da antiguidade.

Outros membros
Para vice-presidente, o desembargador Bernardo Rodrigues foi eleito com 25 votos. Os desembargadores Paulo Velten e Raimundo Melo aceitaram apenas compor a lista, sem intenção de voto, embora Melo tenha recebido dois votos.
Após o término da votação ao cargo de vice-presidente do TJ, os desembargadores passaram a votar para o cargo de corregedor-geral. Disputaram os desembargadores Maria das Graças Duarte e Paulo Velten.
Para corregedor de Justiça, a votação acabou repetindo a de presidente: Velten foi eleito com 16 votos, enquanto Maria das Graças Duarte Mendes recebeu 14 votos.

Mais escolhas
Durante a sessão plenária também foram definidos os nomes do futuro ouvidor-geral do Judiciário, do ouvidor substituto e da diretora do Fórum Desembargador Sarney Costa.
O futuro presidente Lourival Serejo convidou o desembargador Kleber Carvalho para ser ouvidor-geral.
O desembargador Ricardo Duailibe (que já esteve à frente da Ouvidoria em gestão passada ) foi convidado para ser ouvidor substituto mas declinou da indicação, para dar a oportunidade a outro colega. O desembargador Vicente de Castro aceitou o convite feito pelo desembargador Lourival Serejo.
O futuro corregedor-geral, Paulo Velten indicou a juíza Diva Maria de Barros Mendes para ser diretora do Fórum.

Mais

Eleição

A sessão teve a participação de todos os 30 desembargadores do Tribunal de Justiça. Inicialmente, o presidente da Corte concedeu a palavra aos dois candidatos ao cargo de presidente: Nelma Sarney e Lourival Serejo. Ambos agradeceram o apoio de seus pares para efetivação de suas candidaturas ao cargo mais alto do Judiciário maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.