Curso

Dublagem para dar voz às personagens

Dubladora oficial de Woopi Goldberg e Margi Simpson, Selma Lopes está em São Luís para ministrar curso, de amanhã a domingo, no Flat Number Onde, na Ponta d''Areia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Selma Lopes
Selma Lopes (Selma Lopes)

São Luís - Um curso inédito de dublagem será comandado em São Luís por uma das maiores profissionais do ramo em atividade no Brasil e ligada aos estúdios Herbert Richers e Álamo São Paulo. Selma Lopes, dubladora de Woopi Goldberg, Margi Simpson e muitos outros personagens, ministrará as aulas de amanhã a domingo, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no Flat Number One, na Ponta d’Areia. Hoje, haverá um bate-papo com ela, no mesmo local do curso, às 16h.

Selma Lopes, além de dubladora, é atriz, cantora e professora de interpretação. Na televisão, participou de diversas novelas e programas da Rede Globo. Seu trabalho mais conhecido foi como a fofoqueira “Dona Pepa”, em “Uma Rosa com Amor”, onde contracenava com Henriqueta Brieba.

Pioneira no ramo de dublagem no Brasil, Selma Lopes é mais conhecida por ser a voz oficial de Marge (Os Simpsons), Whoopi Goldberg (Ghost, Mudança de Hábito), Zira (O Rei Leão), Bruxa Onilda, Mestra Ginkai (Yu Yu Hakusho), Vovó Willow (Pocahontas) e vários outros personagens. Ela foi casada com o humorista Zacarias.

Nas aulas, os alunos dublam cenas de filmes, desenhos e séries gravadas ao vivo com direção da professora. O curso ensina todas as técnicas de dublagem profissional e o objetivo é preparar os alunos para trabalharem em estúdios de dublagem. “No curso, entre outras coisas, vamos falar sobre essa profissão. É um mercado que, de uns anos ara cá, teve a incorporação de novos dubladores. Nessa área, uma coisa é importante: você precisa analisar o seu personagem, usar toda a sua força interpretativa e se transportar para a tela, pois tem que dar toda a intensidade que a cena requer”, disse a professora, que ministra aulas há 20 anos.

Selma conta que, nesse trabalho, é preciso analisar bem o personagem, ver tudo aquilo que ele oferece para e, a partir daí, deixar que o ator ou a atriz faça o resto. “Pois você passa a ser aquela personagem. Meu primeiro teste para dublagem foi com o personagem Ligeirinho. Depois, comecei a fazer outras coisas. Eu também dublei o Pinóquio e, nesse trabalho, tive que cantar também. O primeiro filme que dublei de Woopi Goldberg, por exemplo, foi a Cor Púrpura. Precisei observar bastante ela e consegui conduzir a interpretação pelo seu jeito, até culminar com o filme Ghost, que na minha opinião é a melhor dublagem. Desde então, nunca mais deixei de dublá-la”.

Os estúdios de dublagem brasileiros estão localizados no Rio de Janeiro e São Paulo, sendo um mercado de trabalho muito concorrido. Somente dubladores muito bem preparados e em contato com profissionais estabelecidos no mercado podem ter chances reais de uma vaga para trabalhar em um estúdio. São atores da voz, e por isso, dubladores profissionais precisam ter formação de ator. Selma Lopes também ministra curso de formação de atores.

Serviço

O quê

Curso de dublagem com Selma Lopes

Quando

De amanhã a domingo, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30

Onde

Flat Number One, na Ponta d’Areia

Inscrições e mais informações: 98319-0469

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.