PDT

Suplente garante que não vai pedir mandato de Yglésio Moyses

Deputado deve deixar o PDT nas próximas semanas; seu suplente, Zito Rolim, diz que não entrará com ação com o ainda colega de partido; Justiça julga esta semana ação que Moyses pede desfiliação da sigla

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Yglésio Moyses deverá ter esta semana sua ação julgada pela Justiça
Yglésio Moyses deverá ter esta semana sua ação julgada pela Justiça (Yglesio Moyses)

O Tribunal Regional Eleitoral deve julgar nos próximos dias a ação declaratória de desfiliação do PDT, que libera com segurança jurídica o deputado estadual Yglésio Moyses (ainda, PDT).

O deputado estadual Zito Rolim (PDT) já declarou para o colega de parlamento que não vai buscar o mandato na Justiça Eleitoral. A O Estado, Zito também confirmou essa informação. O deputado Zito Rolim é o único parlamentar legitimado para pleitear o mandato na Justiça, já que pertence ao primeiro suplente do partido (e não da coligação) o direito de buscar a vaga na justiça.

"Em nenhuma circunstância vou atrás do mandato do deputado Yglésio. O PDT já se posicionou a esse respeito e tenho um entendimento no mesmo sentido.", disse Zito.

O deputado Yglésio espera a confirmação da decisão da Justiça Eleitoral para poder avançar nas tratativas partidárias e definir seu futuro político. O novo partido de Yglésio deve dar as condições para que ele inicie a sua pré-campanha para Prefeitura de São Luís.

Cutrim

Quem também deverá deixar o PDT é o deputado federal Gil Cutrim. Ele votou a favor da reforma da Previdência contrariando as determinações do partido. Por ter tido suas atividades parlamentares suspensas, Cutrim e outros sete pedetistas na Câmara dos Deputados entraram com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conseguir deixar o PDT sem sofrer sanções da legenda comandada pelo presidente Carlos Lupi.

Segundo Gil Cutrim, o seu desempenho na Casa está comprometido, já que as suspensões das atividades - conforme determinou a direção nacional pedetista em julho deste ano após reunião do Conselho de Ética - impedem que os deputados atuem com integralidade. O deputado citou, por exemplo, que, antes da decisão temporária, desempenhava plenamente função como titular na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Ainda não há decisão judicial sobre o caso de Gil Cutrim.
Quanto a seu futuro partido, o ainda pedetista diz que não está em negociação com qualquer legenda. Somente após resolver a questão com o PDT, que Cutrim diz que vai em busca de um novo partido.

Mais

No mandato

Zito Rolim, atualmente, está desempenhando o mandato de deputado estadual. Ele assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa após o governador Flávio Dino (PCdoB) chamar os deputados titulares - Marcio Honaiser (PDT) e Ana do Gás (PCdoB) para compor a sua equipe de governo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.