Livro

Pulsões da vida em publicação

Em "A Sublimação, uma erótica para a psicanálise", Érik Porge traz um dos conceitos para o processo da análise

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(livro a sublimação)

Érik Porge, um dos principais nomes da psicanálise lacaniana na França, estuda a fundo, na obra publicada pela Aller Editora, “A Sublimação, uma erótica para a psicanálise”, a temática da sublimação. Porge traz à tona a discussão sobre esse conceito, que, apesar de ter desaparecido dos seminários de Lacan em determinado momento, segue como chave fundamental para a compreensão do processo de análise do sujeito.
Porge parte de sua obra anterior, “O arrebatamento de Lacan: Marguerite Duras ao pé da letra” (Aller editora/2019) e faz uma construção coesa sobre a sublimação enquanto advinda do processo analítico e sobre sua atualidade. O autor consegue diferenciar o conceito do sintoma.
Baseado em argumentos teóricos, o psicanalista afirma que só é possível falar de sublimação pelo viés dos conceitos de pulsão e de fantasia. E assim, por capítulos sedutores à leitura, Porge nos guia além do quadro da fantasia e faz advir o desejo e o impulso aí sobrepostos. Em seguida, avança apresentando o quadrângulo de Klein para então analisar a sublimação na teoria de Jacques Lacan.
Em “A Sublimação, uma erótica para a psicanálise” , Érik Porge tem a coragem de analisar até o âmago a importância desse conceito no processo analítico, diferenciando-a do desejo do analista, mas deixando clara a relação entre eles. O autor segue apontando a intersecção da sublimação com a psicanálise em extensão e com toda a elaboração da própria teoria psicanalítica. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.