São Luís

Obras do Ecoponto da Vila Isabel e galpão de materiais estão adiantadas

Galpão de Triagem de materiais recicláveis, que funcionará integrado ao Ecoponto, permitirá o processamento de até 50 mil quilos de materiais recicláveis por mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Obras do Ecoponto e galpão de triagem estão em estágio avançado e devem ser entregues em breve
Obras do Ecoponto e galpão de triagem estão em estágio avançado e devem ser entregues em breve (ecoponto)

As obras do Ecoponto e Galpão de Triagem de materiais recicláveis Vila Isabel, na área Itaqui-Bacanga estão em estágio adiantado. O galpão vai permitir o processamento de até 50 mil quilos de materiais recicláveis por mês, aumentando a taxa de reciclagem de São Luís e garantindo a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos produzidos na capital. Localizado na Avenida dos Portugueses, o equipamento integra o eixo de fortalecimento das entidades de catadores de materiais recicláveis da macropolítica de gestão de resíduos sólidos.

O espaço será cedido à Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL), que funciona de forma improvisada em um galpão instalado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e com a entrega do galpão passará a ter toda a estrutura e maquinário necessários para que a entidade possa aumentar sua produção e profissionalizar suas atividades.

Durante vistoria, realizada pelo prefeito em exercício, Julio Pinheiro, a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destacou que a construção dos galpões de triagem são um passo importante da política de resíduos sólidos de São Luís.

Sobre o Ecoponto, já foi erguida toda a estrutura de alvenaria do equipamento. As baias para descarte de materiais recicláveis já estão finalizadas. Falta concretar a rampa para manobra dos veículos e concluir a cerca metálica. Já o Galpão de Triagem de Materiais Recicláveis está na fase da fundação. A estrutura metálica que dará sustentação ao equipamento começa a ser instalada na próxima semana. Em seguida serão feitas as instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e instalados os equipamentos e maquinários que serão operados pelos cooperados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.