REFORÇO

Centro recebe reforços na segurança para o período de fim de ano

Ações serão intensificadas na área comercial e cultural do bairro; esquema será realizado em outras áreas da região metropolitana e interior do estado

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Policiamento na Rua Grande, principal área comercial do Centro, é reforçado para as compras de fim de ano
Policiamento na Rua Grande, principal área comercial do Centro, é reforçado para as compras de fim de ano (policiamento)

Com a chegada de dezembro, o centro de São Luís recebe um esquema de policiamento reforçado para garantir a segurança e tranquilidade da população durante as compras de fim de ano. Em parceria, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal intensificam, durante todo o mês, ações e atendimentos destinados à região devido ao fluxo do comércio e outros setores referentes ao período, como na área do Centro Histórico, onde está ocorrendo programação alusiva ao período festivo.

É comum perceber o fluxo mais intenso de consumidores nas principais vias do Centro, durante o fim de ano, principalmente no mês de dezembro, quando a população vai às compras para as festas de Natal e Ano Novo. Devido ao conglomerado de lojas, a região também é atraída por criminosos, que aproveitam a movimentação para realizar assaltos e pequenos furtos.

Outro atrativo que gera grandes movimentações em São Luís durante o fim de ano é a programação cultural de Natal, realizada em diversos pontos do Centro Histórico e, portanto, requer atenção redobrada em relação à segurança pública. Com o intuito de oferecer maior tranquilidade à população, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) iniciou a operação especial de fim de ano que, além do Centro da capital, cobrirá outros pontos da cidade e demais municípios do estado.

Locais onde haverá programação, espaços turísticos e orla marítima terão cobertura especial da operação, dado o fluxo esperado de pessoas. O trabalho tem parceria com órgãos municipais e estaduais da Cultura, Turismo e Trânsito. Bairros de grande movimentação comercial e a Rua Grande, principal centro do comércio da capital, estão na lista de áreas cobertas pelo trabalho da polícia.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-MA), os reforços estão garantidos na região metropolitana e interiores com ampliação do policiamento em São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa e nos municípios turísticos de Barreirinhas e Santo Amaro. A operação mobiliza todos os grupamentos da PM, com apoio da Polícia Civil, e se estende até o período das férias escolares.

A corporação informou que o planejamento, que atende áreas onde ocorrem festividades de Natal e Ano Novo, estarão destacados os batalhões, as companhias de polícia, o policiamento de bairro e os grupamentos especiais - Centro Tático Aéreo (CTA), Grupo de Operações Especiais (GOE), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Esquadrão de Polícia Montada (Cavalaria), (BPRv) e (BPTur).

Em São Luís, além dos pontos de festas no Centro Histórico - Praça Deodoro, Praça Benedito Leite, Praça Pedro II, Rua da Estrela - toda a orla marítima, incluindo a Avenida Litorânea, terá militares de prontidão. Nos terminais de integração, de ferryboat e rodoviária o policiamento também será reforçado. Serão realizadas abordagens a pessoas, monitoramentos, barreiras em grandes avenidas, vistorias a veículos, entre outras ações. A Polícia Civil apoia a operação com o reforço das delegacias gerais e de plantões, para atender as comunidades.

No Centro, o serviço também está sendo reforçado pela Guarda Municipal que, de acordo com a Prefeitura de São Luís, mantém duas guarnições (manhã e tarde) e mais uma ronda ostensiva, com guardas motorizados, a partir das 18h e nos fins de semana. Com a proximidade do período natalino, o serviço está sendo intensificado, em parceria com a Polícia Militar do Maranhão. Os guardas municipais também darão cobertura ao trabalho dos agentes da Blitz Urbana nas fiscalizações, para manter o ordenamento do comércio informal na Rua Grande. A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) afirma que todas as ações serão para garantir a ordem e o direito ao espaço público de todos, com disciplinamento e ordem.

DICAS DE SEGURANÇA

Evite ostentar objetos de valor, como aparelhos eletrônicos e joias;
Não use o celular enquanto caminha, evite distrações;
Não utilize bolsas e mochilas transparentes ou abertas, que deixem os pertences expostos;
Mantenha bolsas e sacolas dentro do seu campo de visão, evitando deixá-las nas costas;
Dê preferência ao uso de cartões, evitando manusear dinheiro em espécie durante as compras;
Evite levar crianças, pois elas podem tirar sua atenção;
À noite, evite ruas pouco iluminadas e sem movimentação;
Sempre que possível, vá às compras acompanhado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.