Diversidade

Seminário discutirá a diversidade e novas composições familiares

Destinado a operadores do Direito, defensores públicos e demais profissionais e acadêmicos de áreas relacionadas ao assunto, evento abordará temas fundamentais para a disseminação de uma cultura de paz e respeito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Seminário discutirá diversidade nas famílias
Seminário discutirá diversidade nas famílias (familias)

A Escola Superior e o Núcleo da Família e Registro Público, ambos da DPE/MA, promovem nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6 de dezembro, a partir das 9h, o I Seminário de Direito das Famílias da Defensoria Pública do Maranhão: “Toda forma de amor”.

O evento será realizado no Convento das Mercês com o objetivo de suscitar uma ampla discussão sobre avanços jurídicos e obstáculos socioculturais no que se refere ao respeito à diversidade, identidade de gênero, pluralidade familiar, multiparentalidade, políticas públicas de combate à violência feminina, dentre outros temas.

Destinado a operadores do Direito, defensores públicos e demais profissionais e acadêmicos de áreas relacionadas ao assunto, o Seminário abordará temas fundamentais para a disseminação de uma cultura de paz e respeito para todos os cidadãos, à luz dos princípios democráticos e constitucionais.

Programação
Os temas dos painéis serão “Direito e pluralidade”, “Filiação e socioafetividade”, “Família e empoderamento feminino”, em que ocorrerão importantes discussões entre profissionais renomados de diversas áreas, dentre eles juristas, psicanalistas, professores, agentes de segurança.

Entre os expositores, estarão nomes reconhecidamente compromissados com fortalecimento dos direitos humanos e da inclusão social, como os defensores públicos Aldy Mello Filho, Fabíola Almeida Barros, Bruno Antônio Santos, Francisco Barbosa Silva, Cristiano Matos de Santana, Davi Rafael Veras, Juliana Achilles Guedes, Lívia Cavalcante Lessa Bessa, Lindevania Martins Silva, e ainda Ricardo Luís Teixeira, que lançará o Dicionário de Princípios Jurídicos do Direito Brasileiro.

Além deles, também integram a programação as promotoras de Justiça Alessandra Darub e Flávia Valéria Nava Silva; o psicanalista Wilson Gomes de Moura; os professores universitários Bruna Barbieri e Bruno Alberto Guimarães; e a coordenadora das Delegacias de Mulheres no Maranhão, Kazumi de Jesus Ericeira Tanaka. Na ocasião, ainda será realizada uma apresentação cultural comandada pela defensora pública Denise Miranda Dantas e o músico e advogado Antonyel Pacheco.

SERVIÇO

O QUÊ: Defensoria Pública realiza I Seminário sobre Direito de Família, que discutirá respeito à diversidade e novas composições familiares.
QUANDO: Quinta-feira (5) e sexta-feira (6)
ONDE: Convento das Mercês, Auditório Nauro Machado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.