Plano B

"Apoio do PT ao PCdoB é secundário em SL", afirma Zé Carlos

Deputado, em entrevista ao Bom Dia Mirante, disse que a parceria com o partido comunista somente se dará caso o PT entenda não ser viável projeto de candidatura própria

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Deputado defende candidatura própria do PT na capital maranhense
Deputado defende candidatura própria do PT na capital maranhense (Zé Carlos)

O deputado federal Zé Carlos (PT) disse ao Bom Dia Mirante ontem (2) que o PT somente formará a base de apoio ao PCdoB na capital maranhense caso não haja candidatura própria petista. De acordo com o parlamentar, os debates internos entre os militantes da legenda já começaram em torno da indicação de um nome no cenário eleitoral em São Luís.

O petista citou nomes já referendados, como o do deputado estadual Zé Inácio Lula (PT). Mas, segundo Zé Carlos, há outros nomes em estudo. “Há uma diretriz nossa orientada pela direção nacional para que haja candidatura própria. E aqui, na capital, o partido também deverá ter candidatura. Nomes, por exemplo, já foram citados. Há um debate em andamento, de várias correntes e daí sairá o melhor projeto”, disse.

O parlamentar fez questão de citar que a recusa no apoio ao PCdoB, em um primeiro momento, não significaria conflito de ideias, e sim prosseguimento de projeto impulsionado pelo processo eleitoral interno do partido e pelas declarações do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após deixar a prisão no dia 8 do mês passado. Segundo Lula, o PT deve ter o “máximo possível de candidaturas”, priorizando, neste caso, as capitais.

Sobre a citação de seu nome como pré-candidato, até o fechamento desta edição, o deputado estadual Zé Inácio não se manifestou. Foi o parlamentar quem iniciou as especulações acerca da indicação de um nome petista para os debates à sucessão no Executivo ludovicense.

No dia 11 do mês passado, em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL), o deputado – ao se referir à soltura do ex-presidente Lula – frisou a possibilidade. “E além de debater vários temas importantes da conjuntura, houve a sinalização de que o PT terá candidatura própria em São Luís e terá candidatura nas principais cidades do nosso Estado”, afirmou à época.

Em 2016, o PT não registrou candidatura própria na capital maranhense e compôs o núcleo de apoio ao então candidato à reeleição, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Além do PT e PDT, também compuseram a base de sustentação os seguintes partidos: PROS, PSDC, PSL, PCdoB, PTC, PTB, DEM, PEN, PSC e PRP.

Mais

A O Estado, o vereador Honorato Fernandes (PT) que, nos bastidores, ainda tenta requerer a liderança da sigla, ocupada por Augusto Lobato, disse que a questão da candidatura própria do partido em São Luís será um dos temas discutidos em reunião da executiva, em Brasília, prevista para amanhã (4). De acordo com o parlamentar, o deputado estadual Zé Inácio não apresentou seu nome ao partido. Honorato confirmou que se colocou à disposição. “Se assim o partido entender, vou fazer o melhor para representá-lo”, disse.

O vereador disse ainda que outros nomes, como o do próprio Zé Carlos e do presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo Pereira, são citados como possíveis pré-candidatos.

Correlata – “Não vejo nenhuma razão para o candidato não ser Osmar Filho”, afirma Ivaldo Rodrigues

A O Estado, o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e uma das principais lideranças do PDT na capital, Ivaldo Rodrigues, disse que não vê razões para que não seja indicado à sucessão de Edivaldo Holanda Júnior (PDT) na cidade o nome de Osmar Filho. Com isso, o partido também deverá oficializar, nos próximos dias, candidatura própria em São Luís.

Também entrevistado no Ponto Final, da Mirante AM, Ivaldo desconversou quando o assunto foi a sua possível indicação para vice na chapa do também pré-candidato, Neto Evangelista (DEM). “O que sei é que o Osmar [Filho] está preparado. É uma liderança importante e vem se destacando à frente da presidência da Câmara [Municipal]”, disse.

De acordo com Ivaldo Rodrigues, o PDT tem lastro para oferecer candidatura pelo histórico na cidade. “O nosso partido está no comando da Prefeitura [de São Luís], tem um legado do ponto de vista de obras. Sem dúvida, tem todas as condições de apresentar um projeto próprio”, disse.

Ivaldo afirmou ainda que, nas próximas semanas, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior deve se manifestar sobre o assunto. Além do atual prefeito, o senador da República, Weverton Rocha (PDT) trabalham pela indicação de Osmar Filho que, por sua vez, não comentou as declarações de Ivaldo sobre sua candidatura pelo PDT.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.