Câncer

Instituto Antonio Brunno inaugura nova sede, no conjunto Cohab

Casa de apoio a pacientes oncológicos terá capacidade de atender agora 220 pessoas por dia e cerca de cinco mil pacientes por mês

Carla Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Muita emoção e felicidade marcaram a inauguração da nova sede do Instituto Antonio Brunno, casa de apoio que recebe pacientes oncológicos. O local, sediado no conjunto Cohab, foi inaugurado na tarde de sábado (30) com festa que reuniu pacientes, familiares e autoridades. No novo espaço, poderão ser atendidos 220 pessoas por dia e cerca de cinco mil pacientes por mês.

A casa de apoio tem quase três mil metros construídos, e entre os 42 ambientes estão quartos que comportam 220 camas, brinquedoteca, refeitório, banheiros, salas de estar, salas de jogos, biblioteca e uma capela, além do espaço administrativo. Segundo o presidente do instituto, Antonio Lima Sousa, a casa é a realização de um sonho. “Começamos esta construção com muito amor, muita luta e graças a Deus podemos ver nosso sonho concretizado com a ajuda de muitas pessoas. Se me perguntarem se tínhamos os recursos para esta obra eu digo que não, mas que Deus tornou isso possível, sem nos deixar faltar nada”, disse.

O Instituto Antonio Brunno recebe pacientes com câncer, do Maranhão inteiro, e funciona por meio de doações. “Funcionamos como uma casa de apoio, então o que as pessoas puderem doar, nós agradecemos. Material de higiene, alimentos, e dinheiro que podem ser depositados nas contas da casa. E agora, com a ampliação da nossa capacidade de atendimento, vamos precisar muito de doações”, reforçou a vice-presidente do instituto, Fátima Lima Sousa.

A inauguração contou com a presença do governador Flávio Dino. “O Instituo Antonio Brunno é uma das entidades que orgulham o Maranhão. Investimos todos os meses R$ 15 milhões no tratamento contra o câncer, mantemos o Hospital Tarquínio Lopes exclusivamente para o tratamento oncológico, expandimos o tratamento para Caxias e Imperatriz. Mas sabemos que temos de fazer mais e temos procurado ajudar estas entidades como o Instituto Antonio Brunno e o Hospital Aldenora Bello. Mas nada disso funciona se não houver amor de quem cuida destes pacientes e é isto que vemos aqui, muito amor a todos”, disse o governador se comprometendo em dobrar o aporte financeiro que o Governo do Estado dá à entidade.

Pacientes
“A maior dificuldade é quando o paciente vem do interior para São Luís e não tem onde ficar. Os parentes não aceitam porque acham que a doença é contagiosa e isto é o que nos magoa mais. Mas hoje temos uma casa de referência que é o Instituto Antonio Brunno e estou muito feliz em fazer parte desta história”, disse Nádia Reis, que teve câncer e foi acolhida pelo instituto desde 2014 e atualmente está curada.

A voluntária Karem Silva iniciou os trabalhos no instituto por conta de um amigo que tinha câncer e faleceu. “Fui conhecendo o trabalho do instituto e vi que podia ser voluntária. Me candidatei ao curso, porque os voluntários precisam passar por um treinamento, e hoje faço um pouco de tudo aqui. A cada dia amo mais o que faço aqui”, diz.

SAIBA MAIS

Com uma rica história em filantropia e solidariedade, o Instituto Antônio Brunno foi fundado em 2011 por Antonio Brunno Pessoa de Sousa, que faleceu naquele ano após ter adquirido um câncer em 2010.

Instituto Antonio Brunno inaugura nova sede

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.