Dia D

Dia D: jovens vão aos postos para se vacinar contra sarampo

Unidades de saúde e postos volantes montados nos shoppings receberam público-alvo da campanha, pessoas de 20 a 29 anos; segunda etapa da campanha para imunização contra o sarampo foi encerrada neste sábado

Carla Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Público alvo compareceu para se imunizar contra sarampo neste sábado
Público alvo compareceu para se imunizar contra sarampo neste sábado (sarampo)

O Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo, no sábado (30), mobilizou o público-alvo em São Luís. Pessoas de 20 a 29 anos compareceram aos postos de saúde da Prefeitura de São Luís, que permaneceram abertos durante o período da manhã e também às unidades volantes montadas nos shoppings da capital. Com o Dia D de imunização, se encerra a segunda fase da campanha contra a doença.

Uma delas estava localizada no São Luís Shopping. No local, logo nas primeiras horas de funcionamento da unidade volante, as equipes registraram um grande número de jovens em busca da imunização. Uma delas foi Kécia Thaynan Lopes, de 24 anos. “Perdi minha carteira de vacinação e não tenho certeza se já tomei esta vacina, então resolvi vir ao shopping para me vacinar”, conta.

Quem também compareceu ao posto de vacinação montado no local foi Lucas Brito, de 23 anos. Ele conta que foi ao shopping por causa da vacinação. “Achei ótima essa iniciativa, pois aqui é mais calmo, mais tranquilo e acessível a todos”, conta.

O secretário municipal de Saúde Lula Fylho acompanhou o movimento nos shoppings. “Esta é mais uma estratégia que estamos colocando em prática e que tem se mostrado muito eficiente. Além dos postos nos shoppings, também vacinamos em faculdades e terminais de integração, fazendo uma busca ativa deste público-alvo que queremos atingir. Para nós, o mais importante é que estas pessoas possam ser imunizadas e, mesmo que não tenham tempo durante a semana, por conta de estudo ou trabalho, colocamos à disposição os postos volantes e as unidades de saúde que nesta última semana, funcionaram em horários estendidos”, disse o gestor.

Lula Fylho explicou que, com o encerramento da campanha, as unidades de saúde continuarão a ofertar doses da vacina de acordo com o calendário normal de imunização. No entanto, o secretário ressaltou que os jovens que tomaram esta dose deverão retornar aos postos para o reforço em 30 dias.

A primeira fase aconteceu entre os dias 7 e 25 de outubro e englobou crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em vários pontos da cidade houve registro de grande concentração de público, em busca das doses a exemplo do Centro de Saúde da Liberdade e do Bairro de Fátima.

SAIBA MAIS

De acordo com o setor de Imunização da Semus, quem já tomou o reforço contra o sarampo não precisa receber mais vacina. Em contrapartida, quem perdeu a carteira de vacinação e não se recorda se tomou ou não o reforço é orientado a receber a dose. A vacina imuniza contra o sarampo, que é uma doença grave e pode levar a pessoa a desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos.

NÚMEROS

20 a 29 anos era a faixa de idade do público alvo da segunda fase campanha de imunização contra o sarampo
12 mil pessoas foram imunizadas na primeira fase da campanha que teve como alvo crianças entre 6 meses e menores de 5 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.