Engajamento

Projeto oferece cultura e literatura a jovens do Polo Coroadinho

"Coroado de Natal" acontece durante o ano todo, em datas comemorativas e em apoio a ações sociais

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Atividades do Coroado de Natal, na Praça do Carmo, no ano passado
Atividades do Coroado de Natal, na Praça do Carmo, no ano passado (Coroado de Natal)

O Polo Coroadinho é uma área vulnerável a determinados problemas, como a violência, que deixa os moradores constantemente inseguros. No entanto, muitos projetos são realizados na região, como a rede “Coroado de Natal”, que, atualmente, é um instituto. A iniciativa, que está em sua 13ª edição, beneficia várias crianças e jovens da localidade, com manifestações culturais e literárias, além de oficinas de culinária. No próximo dia 1º, o evento ocorrerá na escola Dorilene Silva Castro, que fica no Alto Bela Vista, conhecido, popularmente, como “Morro do Zé Bombom”.

O projeto foi idealizado por Fernando Mendonça e sua esposa, Nery Mendonça, que já possuem uma vasta experiência em atos filantrópicos na Grande Ilha. De acordo com Viviane de Oliveira Bom Tempo, coordenadora cultural do “Coroado de Natal”, o instituto atua durante o ano apoiando várias ações sociais no Polo Coroadinho, em vários setores, como música, cultura, literatura, arte, gastronomia, esporte, saúde, dentre outros.

Com 18 entidades envolvidas na rede, o projeto teve sua abertura oficial no fim de outubro, na Casa do Maranhão, Centro Histórico de São Luís. Na ocasião, foram apresentados os convites aos parceiros e colaboradores do “Coroado de Natal”, como Viviane de Oliveira explicou. “Para encerrar a sequência de contribuições que acontecem nos 12 meses do ano, ocorrerá um evento no dia 1º de dezembro, na escola Dorilene Castro. A programação está repleta de novidades. Muitas manifestações culturais acontecerão”, disse a coordenadora cultural.

Viviane de Oliveira pontuou que o projeto tem sua importância por ser realizado em uma área considerada de risco, por causa de vários fatores. Para que os jovens não se tornem usuários de drogas ou ingressem em facções criminosas, a rede leva suas atividades para essas pessoas do Polo. “Fernando Mendonça percebeu que as prisões não agiam na raiz do problema, onde realmente a coisa começa. Por ter esse lado social, ele se uniu à comunidade e passou a fazer a ressocialização de presos. Junto a isso, passou a dar suporte maior, a partir dos conhecimentos que tem e com a ajuda dos parceiros”, frisou a integrante do instituto.

A rede
Segundo ela, o projeto começou no Alto São Sebastião. Depois, foi para a escola Dorilene Castro e para a Praça Nossa Senhora do Carmo (ao lado da Fundação Bradesco). E, agora, retornou para o Alto Bela Vista. “A rede é uma rede, mesmo, no sentido social da palavra, porque atua em todo o Polo Coroadinho. No final, ‘costura’ a rede, quando reunimos todas as partes, como a cultural e a literária. Nós conseguimos mostrar que o Coroadinho não é só aquela imagem de violência que é amplamente divulgada”, esclareceu Viviane Bom Tempo.

Uma das ações apoiadas pelo “Coroado de Natal” é a dança portuguesa, que acontece na região e também no interior do estado. Cada vez mais, segundo a coordenadora cultural, vários jovens se inscrevem no projeto. Também durante as datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia das Crianças e Carnaval, o instituto atua com alguma atividade, para resgatar e manter pessoas na luta por uma vida digna.

“Hoje, o instituto tem sede própria, que fica na Avenida Amália Saldanha, onde está a feira do Coroadinho. Antes, nos reuníamos em escolas. A rede consegue segurar os jovens nas atividades sociais”, destacou a integrante do “Coroado de Natal”.

Evento em escola
Para o dia 1º de dezembro, a programação na escola Dorilene Silva Castro contém muitas atividades. Das 8h às 9h, será realizada a recepção e credenciamento. Em seguida, a Banda de Música da Polícia Militar vai se apresentar, abrindo, oficialmente, o evento. A diretora do estabelecimento de ensino vai discursar, assim como representantes do “Coroado de Natal”, incluindo Fernando Mendonça e sua esposa, de acordo com a coordenadora cultural do projeto.

Em seguida, começará a exposição sobre o projeto, no formato de fórum cultural, em cada sala de aula da escola. Ainda durante o período matutino, o instituto vai homenagear os parceiros com apresentações de dança, culinária, dentre outras. Um coquetel será servido às 10h. Às 11h, as salas serão visitadas pelos parceiros e colaboradores da rede. Depois do intervalo do almoço, as atividades serão reiniciadas às 14h, com mais atrações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.