Seletivo

Mais de 16.700 participam da 2ª etapa de provas do Paes da Uema

Testes do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior foram realizados ontem pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) na capital e em outras 19 cidades; lista de aprovados deverá ser divulgada em janeiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Candidatos ansiosos à espera da abertura dos portões na Uema
Candidatos ansiosos à espera da abertura dos portões na Uema (uema)

São Luís - Mais de 16.700 pessoas responderam, ontem à tarde, às provas da segunda etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes 2020) da Uema, que incluíram questões discursivas e específicas. Os testes foram aplicados das 13h às 18h, no campus da própria universidade e em escolas localizadas no bairro Cidade Operária. No total, foram 16 locais de prova.
Os candidatos disputam 4.030 vagas ofertadas pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e 910 vagas pela UemaSul. As provas foram aplicadas na capital e em mais 19 municípios, entre eles, São João dos Patos, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó e Santa Inês.

A etapa consistiu de 12 questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de dois componentes curriculares que integram o ensino médio, especificados por curso, além de uma redação, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
“Estou ansioso, porque realmente dá um frio na barrica e você nunca sabe se o que vai cair é realmente tudo aquilo que você estudou. Mas Deus segue na frente e estou confiante e esperançoso”, disse o candidato Mateus André Rodrigues.

Silvânia Macêdo, que fez provas no campus da Uema, disse que estava nervosa, mas que após receber as folhas, ficaria mais tranquila. “Foi assim na primeira etapa. Acredito que seja normal, porque prova é sempre um estresse e a gente já pede a Deus que acabe para poder aguardar o resultado e descansar um pouco”, disse.

Segundo a assessora de concursos da instituição, Cristiane Miranda, o resultado está previsto para ser divulgado no dia 17 de janeiro de 2020. “Após a publicação do resultado, os candidatos que desejarem entrar com recursos terão 48 horas para fazê-lo, conforme consta do edital oficial”, lembrou.

CFO
O curso mais concorrido é o de Formação de Oficiais – Bacharelado em Segurança Pública (CFO-PMMA Feminino), com 432 candidatas por vaga. Outro que está entre os mais disputados é Medicina no campus Caxias, com 205,55 candidatos por vaga no sistema universal.
Excepcionalmente, o Paes 2020 abrangerá a seleção dos candidatos às vagas disponíveis dos cursos da área de atuação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), em decorrência de ajuste consolidado por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre as Instituições de Ensino Superior.

Mais

UemaSul

Para a UemaSul a novidade é que estão sendo ofertadas 40 vagas para o Curso de Medicina (campus Imperatriz), além de vagas para Engenharia Agronômica Bacharelado, Ciências Naturais e Letras (campus Estreito). O resultado final está previsto para ser divulgado em meados de janeiro de 2020.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.